O projeto arquitetônico contemporâneo: do ensino à prática. Reflexões de uma experiência didática.
Abstract
Este texto, que tem como título “O projeto arquitetônico contemporâneo: do ensino à prática. Reflexões de uma experiência didática”- possui como objeto de discussão, um olhar crítico a respeito do ensino de projeto de arquitetura em cursos de graduação e pós graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPI/ Universidade Federal do Piauí e da UFCG/ Universidade Federal de Campina Grande, nos quais possuo experiência acadêmica. Como objetivo, pretende realizar uma reflexão a respeito das metodologias de ensino do processo projetual, relacionando este com a prática profissional, voltada à criação de espaços na contemporaneidade. Justifica-se pela necessidade em discutir questões pertinentes ao surgimento de novos programas que a sociedade pós moderna demanda, bem como, a utilização em projetos contemporâneos de novos sistemas e materiais construtivos existentes no mercado para atenderem às exigências atuais de sustentabilidade, acessibilidade, entre outras. Como metodologia para seu desenvolvimento, inicialmente, serão tratadas questões que discutem a necessidade de um embasamento teórico no ensino de projeto e na prática projetual, para em um segundo momento, observar as demandas programáticas da cidade contemporânea e analisar de que forma, a produção projetual acadêmica vem atendendo a tais pontos.