O EDIFÍCIO HÍBRIDO: uma experiência de requalificação na cidade contemporânea.
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Kuchpil, Eneida
Barnabé, Paulo Marcos
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo relata a experiência didático-pedagógica desenvolvida na disciplina de Projetos Especiais do último ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, na qual a escolha do tema “edifícios híbridos” foi determinante para se resgatar, no momento da concepção de projeto, a importância da inserção consciente do objeto edificado na paisagem urbana consolidada. Entendeu-se que ao diminuir a ênfase no objeto isolado e na desmitificação do talento nato, o futuro arquiteto poderia propor um diálogo mais responsável com a cidade onde iria atuar. Através de um método motivador, baseado em fundamentos propedêuticos, exercícios preparatórios, maquetes físicas e digitais a cada etapa de ação, seminários e avaliações coletivas obteve-se dos estudantes respostas mais satisfatórias, que demonstraram atitudes autônomas e seguras, pois foram embasadas em conhecimentos preliminares que davam suporte a toda tarefa solicitada. Neste texto são analisados os desafios que um tema complexo requer quando aliado a utilização de sistemas construtivos como diretriz de projeto e contextos urbanos como norteadores dos diálogos entre os espaços livres e as edificações propostas.