O ensino na extensão: a atividade acadêmica de ateliê de projeto como agente na materialização de espaços de ensino na UFSM
Abstract
O artigo apresentado a seguir tem a finalidade de trazer para este fórum uma experiência de ensino e aprendizagem em ateliê de projeto de arquitetura de interiores, cuja intenção foi resolver, de forma prática e criativa, ambientes didáticos e funcionais dentro da própria universidade. Partindo do pressuposto que criatividade é a ação daquele que cria, os acadêmicos, durante um semestre letivo, experimentaram o fazer profissional no dia-a-dia de sala de aula, participando das operações preliminares, apresentando soluções às demandas reais de projeto, e se fazendo presente nas diversas reuniões com os clientes. O processo incluiu o enfrentamento de situações que vão desde ajustes funcionais e aperfeiçoamento das propostas apresentadas, às adequações aos escassos recursos orçamentários, atendendo finalmente às expectativas dos clientes. O semestre se encaminhou até a aprovação dos projetos, posteriormente repassados às instâncias operacionais que dão conta da quantificação e compra de materiais e acabamentos, para posterior materialização das propostas.