O papel da criatividade no projeto de Restauro do antigo Grupo Escolar Augusto Severo: reflexões teórico‐metodológicas e resultados projetuais.
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Araujo, Natalia
Nascimento, Jose Clewton
Dantas, Petterson
Metadata
Show full item recordAbstract
Projetos que visam à preservação de bens culturais de reconhecido “valor patrimonial”, são muitas vezes, equivocadamente, tratados como projetos onde não há espaço para o exercício da criatividade. Entendemos que a preservação passa necessariamente pela incorporação destes bens à vida cotidiana contemporânea e, para tanto, a criatividade torna‐se essencial para lidar com os conflitos entre necessidades funcionais‐programáticas e restrições resultantes do objetivo central de preservação dos valores identificados em determinado bem cultural. Apresentaremos neste artigo o desenvolvimento do processo de elaboração do projeto de Restauro para o edifício do antigo Grupo Escolar Augusto Severo, de propriedade da UFRN, através da realização de um projeto de extensão que visou a sua adequação ao desenvolvimento de atividades extensionistas da UFRN. A postura assumida no desenvolvimento deste projeto parte da crença na necessidade do aprofundamento teórico baseado nas formulações do campo do Restauro como base indiscutível para as decisões projetuais a serem tomadas neste tipo de projeto. Além disso, o conhecimento profundo do bem que sofrerá a intervenção (pesquisa histórica, identificação dos materiais/técnicas e mapeamento de danos) também se constituiu como condição fundamental para o desenvolvimento desse projeto de Restauro. A adoção de soluções adequadas à preservação dos valores identificados passa necessariamente por este conhecimento prévio. O projeto que será apresentado constituiu‐se em uma tentativa de colocar em prática os princípios acima esboçados.