dc.contributor.author | Araujo, Natalia | |
dc.contributor.author | Nascimento, Jose Clewton | |
dc.contributor.author | Dantas, Petterson | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T00:31:47Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T00:31:47Z | |
dc.date.issued | 2015-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-63014-14-6 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1007 | |
dc.description | Artigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal. | pt_BR |
dc.description.abstract | Projetos que visam à preservação de bens culturais de reconhecido “valor patrimonial”, são muitas vezes, equivocadamente, tratados como projetos onde não há espaço para o exercício da criatividade. Entendemos que a preservação passa necessariamente pela incorporação destes bens à vida cotidiana contemporânea e, para tanto, a criatividade torna‐se essencial para lidar com os conflitos entre necessidades funcionais‐programáticas e restrições resultantes do objetivo central de preservação dos valores identificados em determinado bem cultural. Apresentaremos neste artigo o desenvolvimento do processo de elaboração do projeto de Restauro para o edifício do antigo Grupo Escolar Augusto Severo, de propriedade da UFRN, através da realização de um projeto de extensão que visou a sua adequação ao desenvolvimento de atividades extensionistas da UFRN. A postura assumida no desenvolvimento deste projeto parte da crença na necessidade do aprofundamento teórico baseado nas formulações do campo do Restauro como base indiscutível para as decisões projetuais a serem tomadas neste tipo de projeto. Além disso, o conhecimento profundo do bem que sofrerá a intervenção (pesquisa histórica, identificação dos materiais/técnicas e mapeamento de danos) também se constituiu como condição fundamental para o desenvolvimento desse projeto de Restauro. A adoção de soluções adequadas à preservação dos valores identificados passa necessariamente por este conhecimento prévio. O projeto que será apresentado constituiu‐se em uma tentativa de colocar em prática os princípios acima esboçados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Projeto de Restauração | pt_BR |
dc.subject | Grupo Escolar Augusto Severo | pt_BR |
dc.title | O papel da criatividade no projeto de Restauro do antigo Grupo Escolar Augusto Severo: reflexões teórico‐metodológicas e resultados projetuais. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |