Fontes de conhecimento didático do projeto: Metodologia para investigar as fontes de conhecimento arquitetônico no ensino de projeto contemporâneo
Abstract
Este trabalho apresenta uma metodologia para se aproximar das fontes de conhecimento arquitetônico usados nas disciplinas de Atelier de Projeto. A pesquisa faz parte de uma pesquisa de doutorado focada na análise das declarações feitas por professores, estudantes e graduados do curso de Arquitetura e Urbanismo. Os dados foram coletados no período de dezembro 2014 a março 2015, a fim de determinar as fontes atuais mais consultadas pelos professores de Atelier do Projeto, quais destas informações informam aos estudantes e quais utilizam os graduados na sua pratica profissional. Os resultados sugerem que os professores consultam o entorno construído e livros como fontes primárias de informação e os estudantes e graduados consultam o entorno construído. Determina-‐se que em segundo lugar, para os professores são fontes as revistas de arquitetura, livros para os alunos e para os graduados constituem como fontes de conhecimento os profissionais e escritórios de arquitetura. Salientando que os professores consideram a sociedade como um aspecto pouco notado no ensino de arquitetura, ao indicar como pauta de instrução do projeto as consultas a grupo humano são pouco mencionados; isto concorda com a afirmação feita por Jan Gehl em 2015, que há uma tendência para os arquitetos sabem pouco sobre as pessoas para quem trabalham. Questionados sobre o objeto de estudo do arquiteto, professores optar pelo espaço, enquanto que os graduados relatam o espaço e o ser humano.