Show simple item record

dc.contributor.authorMedina, Orisell
dc.contributor.authorAraneda, Claudio
dc.date.accessioned2021-08-08T00:21:47Z
dc.date.available2021-08-08T00:21:47Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/990
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma metodologia para se aproximar das fontes de conhecimento arquitetônico usados nas disciplinas de Atelier de Projeto. A pesquisa faz parte de uma pesquisa de doutorado focada na análise das declarações feitas por professores, estudantes e graduados do curso de Arquitetura e Urbanismo. Os dados foram coletados no período de dezembro 2014 a março 2015, a fim de determinar as fontes atuais mais consultadas pelos professores de Atelier do Projeto, quais destas informações informam aos estudantes e quais utilizam os graduados na sua pratica profissional. Os resultados sugerem que os professores consultam o entorno construído e livros como fontes primárias de informação e os estudantes e graduados consultam o entorno construído. Determina-­‐se que em segundo lugar, para os professores são fontes as revistas de arquitetura, livros para os alunos e para os graduados constituem como fontes de conhecimento os profissionais e escritórios de arquitetura. Salientando que os professores consideram a sociedade como um aspecto pouco notado no ensino de arquitetura, ao indicar como pauta de instrução do projeto as consultas a grupo humano são pouco mencionados; isto concorda com a afirmação feita por Jan Gehl em 2015, que há uma tendência para os arquitetos sabem pouco sobre as pessoas para quem trabalham. Questionados sobre o objeto de estudo do arquiteto, professores optar pelo espaço, enquanto que os graduados relatam o espaço e o ser humano.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectFontes de Conhecimentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAtelier de Projetopt_BR
dc.titleFontes de conhecimento didático do projeto: Metodologia para investigar as fontes de conhecimento arquitetônico no ensino de projeto contemporâneopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record