dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma metodologia para se aproximar das fontes de conhecimento arquitetônico usados nas disciplinas de Atelier de Projeto. A pesquisa faz parte de uma pesquisa de doutorado focada na análise das declarações feitas por professores, estudantes e graduados do curso de Arquitetura e Urbanismo. Os dados foram coletados no período de dezembro 2014 a março 2015, a fim de determinar as fontes atuais mais consultadas pelos professores de Atelier do Projeto, quais destas informações informam aos estudantes e quais utilizam os graduados na sua pratica profissional. Os resultados sugerem que os professores consultam o entorno construído e livros como fontes primárias de informação e os estudantes e graduados consultam o entorno construído. Determina-‐se que em segundo lugar, para os professores são fontes as revistas de arquitetura, livros para os alunos e para os graduados constituem como fontes de conhecimento os profissionais e escritórios de arquitetura. Salientando que os professores consideram a sociedade como um aspecto pouco notado no ensino de arquitetura, ao indicar como pauta de instrução do projeto as consultas a grupo humano são pouco mencionados; isto concorda com a afirmação feita por Jan Gehl em 2015, que há uma tendência para os arquitetos sabem pouco sobre as pessoas para quem trabalham. Questionados sobre o objeto de estudo do arquiteto, professores optar pelo espaço, enquanto que os graduados relatam o espaço e o ser humano. | pt_BR |