Inclusão Social um mote para projetos no ensino de arquitetura
Abstract
O artigo apresenta uma experiência didática realizada em 2014 para a disciplina de projeto AP112 - Teoria e Projeto II - Processo Criativo, ministrada para alunos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Ao contrário dos anos anteriores, na ocasião foi proposto um único conceito - mote para desenvolvimento dos exercícios de projeto. A iniciativa de refletir sobre a questão da inclusão social, se deu em decorrência das discussões sobre a possível criação de um curso integral de arquitetura e urbanismo na referida Universidade. Nos debates, um dos argumentos justificava a manutenção do curso noturno pelo fato deste propiciar a inclusão de alunos de baixa renda numa área de formação tradicionalmente cursada por alunos de alto poder aquisitivo. Para a disciplina, as autoras propuseram que a inclusão deveria ser abordada não somente pelo viés de poder aquisitivo, mas por outras razões que estigmatizam categorias ou grupos sociais tradicionalmente levados à margem da sociedade e da cultura. Foram definidas oito demandas de propostas específicas de dois exercícios, seu desenvolvimento e alguns resultados de interesse.