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dc.contributor.authorGouveia, Anna
dc.contributor.authorBernardi, Núbia
dc.date.accessioned2021-08-08T00:22:57Z
dc.date.available2021-08-08T00:22:57Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/992
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta uma experiência didática realizada em 2014 para a disciplina de projeto AP112 - Teoria e Projeto II - Processo Criativo, ministrada para alunos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Ao contrário dos anos anteriores, na ocasião foi proposto um único conceito - mote para desenvolvimento dos exercícios de projeto. A iniciativa de refletir sobre a questão da inclusão social, se deu em decorrência das discussões sobre a possível criação de um curso integral de arquitetura e urbanismo na referida Universidade. Nos debates, um dos argumentos justificava a manutenção do curso noturno pelo fato deste propiciar a inclusão de alunos de baixa renda numa área de formação tradicionalmente cursada por alunos de alto poder aquisitivo. Para a disciplina, as autoras propuseram que a inclusão deveria ser abordada não somente pelo viés de poder aquisitivo, mas por outras razões que estigmatizam categorias ou grupos sociais tradicionalmente levados à margem da sociedade e da cultura. Foram definidas oito demandas de propostas específicas de dois exercícios, seu desenvolvimento e alguns resultados de interesse.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectExercício de Projetopt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectInclusão pela Artept_BR
dc.titleInclusão Social um mote para projetos no ensino de arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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