dc.contributor.author | Gouveia, Anna | |
dc.contributor.author | Bernardi, Núbia | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T00:22:57Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T00:22:57Z | |
dc.date.issued | 2015-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-63014-14-6 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/992 | |
dc.description | Artigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta uma experiência didática realizada em 2014 para a disciplina de projeto AP112 - Teoria e Projeto II - Processo Criativo, ministrada para alunos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Ao contrário dos anos anteriores, na ocasião foi proposto um único conceito - mote para desenvolvimento dos exercícios de projeto. A iniciativa de refletir sobre a questão da inclusão social, se deu em decorrência das discussões sobre a possível criação de um curso integral de arquitetura e urbanismo na referida Universidade. Nos debates, um dos argumentos justificava a manutenção do curso noturno pelo fato deste propiciar a inclusão de alunos de baixa renda numa área de formação tradicionalmente cursada por alunos de alto poder aquisitivo. Para a disciplina, as autoras propuseram que a inclusão deveria ser abordada não somente pelo viés de poder aquisitivo, mas por outras razões que estigmatizam categorias ou grupos sociais tradicionalmente levados à margem da sociedade e da cultura. Foram definidas oito demandas de propostas específicas de dois exercícios, seu desenvolvimento e alguns resultados de interesse. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | Exercício de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Inclusão pela Arte | pt_BR |
dc.title | Inclusão Social um mote para projetos no ensino de arquitetura | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |