Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 481-500 of 1506
-
Intervenções arquitetônicas em comunidades indígenas: reflexões de uma pesquisa em andamento
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo apresenta reflexões a partir do projeto de pesquisa intitulado “Intervenções Arquitetônicas em Comunidades Indígenas”, que objetiva, por meio de uma pesquisa exploratória, ampliar o conhecimento referente ... -
Intervenção: sobre praticas, produção e reprodução. O material e o imaterial em São João Del-‐Rei/ MG.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo/ ensaio se propõe a apresentar uma analise crítica de alguns referenciais teórico-‐praticos propostos tanto pelo tema do 7° Projetar, quanto da experimentação acadêmico-‐curricular, pedagógico–metodológica ... -
Interatividade na Arquitetura Contemporânea: O Real, o Virtual e o Híbrido
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho investiga o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Arquitetura em si, e nos seus diálogos com outras áreas de conhecimento. A questão básica que orienta este artigo é a análise de como ... -
Inovações tecnológicas e Projeto de Arquitetura: uma breve análise de Trabalhos Finais de Graduação
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo pretende discutir como se expressa, nos projetos de arquitetura desenvolvidos em trabalhos de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo, a questão das tecnologias construtivas utilizadas, ou seja, como são ... -
Incorporação imobiliária para graduandos: uma introdução crítica por meio de uma disciplina de projetos
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Apresenta-se neste artigo a experiência de ensino do processo de incorporação imobiliária aos graduandos em Arquitetura e Urbanismo, por meio da disciplina “O arquiteto como empreendedor”. Após a contextualização da ... -
Formando Arquitetos: Relato de Experiências de um novo método de lecionar a disciplina de Trabalho de Graduação.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo tem por objetivo apresentar um novo método de lecionar a disciplina de Trabalho de Graduação avaliando seu processo, esclarecendo os pontos positivos e negativos, assim como as mudanças já inseridas, como forma ... -
Flexibilidade no Solar Decathlon Europe: Exemplos internacionais de aplicação em protótipos habitacionais
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Atualmente no Brasil, observa-se que a disponibilidade habitacional não vem acompanhando seu crescimento populacional. Suassuna Lima (2009) argumenta que, como solução para a redução de custos habitacionais, adotou-se o ... -
Extensão e Ensino de Arquitetura e a responsabilidade social na formação do arquiteto: o caso CampusLar SE.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo é fruto dos projetos de extensão e posteriormente de Iniciação Cientifica desenvolvidos pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe- Campus Laranjeiras – UFS . A extensão ... -
Experimento didático de projeto de arquitetura digital: Projeto revitalização do Complexo Esportivo do CDS-UFSC
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este estudo pretende analisar as singularidades do processo de projeto quando direcionado para experiências de colaboração e concepção de arquitetura digital (parametrização, sistemas generativos). A importância desse ... -
Experimentações pedagógicas no processo de projeto: Maquetes, análise gráfica, teoria da arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo objetiva apresentar uma experiência pedagógica desenvolvida recentemente a partir de uma colaboração articulada entre as disciplinas projeto de arquitetura 1 e teoria e história da arquitetura 3, no curso ... -
Experiência paramétrica na produção de móveis
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Novas tecnologias de CAD e CAM estão sendo desenvolvidas e introduzidas na vida profissional do arquiteto, sendo importante que estas sejam tratadas e inseridas durante os cursos de graduação. Contudo, existem diversos ... -
Experiência de ensino de projeto com edifícios verticais: Transitando entre o analógico e o digital
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O crescente desenvolvimento das mídias digitais tem levado ao questionamento das formas tradicionais de concepção e representação do projeto de arquitetura, impactando nas práticas pedagógicas no ensino dessa disciplina. ... -
Exercício projetual para intervenção em conjunto urbano: uma experiência didática
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A disciplina relativa à intervenção em bens edificados ainda é conteúdo recente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. As estratégias de ensino da matéria ainda demandam discussão e amadurecimento, visto que inexistem ... -
Especificidades nos procedimentos metodológicos para projetos de intervenção arquitetônica em áreas e edifícios de valor patrimonial: O caso do Terminal Marítimo de Passageiros de Natal/RN
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Em meio a um processo de crescente conscientização preservacionista, no que tange às formas de intervir em áreas e edifícios de valor patrimonial, observa-se a proliferação de inúmeras posturas projetuais frente à ... -
Entre o aprendizado e a prática: o uso do SIG no Planejamento Urbano
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho aborda a experiência de integração entre as disciplinas ARQ 432 – Planejamento Municipal Urbano e ARQ 420 – SIG Aplicado ao Planejamento Urbano e visa, através da introdução de novas ferramentas tecnológicas ... -
Entre a criatividade e a técnica: o desafio do ensino da concepção estrutural no processo de aprendizagem do projeto de arquitetura.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o ensino/aprendizagem da concepção estrutural dentro da didática do projeto de arquitetura. É parte de uma dissertação em desenvolvimento no Programa de ... -
Em busca de um desenho urbano que possibilite cidades mais saudáveis: O exemplo de Toronto, Canadá
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O trabalho apresentado é parte da pesquisa “Os espaços livres públicos e a urbanidade: a contribuição do desenho urbano na construção de cidades saudáveis” que tem como objetivo aproximar profissionais da arquitetura e ... -
Edifícios multifuncionais em Natal: Como inovar e melhorar a qualidade das edificações?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e analisa amostra representativa da recente produção arquitetônica dos empreendimentos verticais que contemplam usos diversos em um mesmo terreno na ... -
Edifícios do programa “minha casa minha vida”: Análise projetual do ponto de vista da ventilação natural
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A ventilação natural é uma estratégia projetual que deve ser usada sempre que possível em países de clima quente como o Brasil, pois dentre suas vantagens está o conforto térmico e a economia de energia. O uso desta ... -
Edgar Graeff e o ensino de arquitetura: o processo composicional como conhecimento
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A leitura da obra escrita de Edgar Graeff deixa explicita a sua contribuição teórica como “demonstração cientifica” capaz de penetrar nas questões, compreendendo o fenômeno arquitetônico em profundidade. Atuando profissionalmente ...