Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 501-520 of 1506
-
Dois procedimentos e um objeto: observação direta e experimento artificial na investigação em projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo visa caracterizar dois procedimentos de pesquisa - experimento artificial e observação direta -indagando a contribuição que ambos sugerem acerca da compreensão do conhecimento que se produz pelo projeto. ... -
Do espaço escolar ao território educativo: o lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade do Rio de Janeiro
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo é o desdobramento de uma pesquisa integrada que entrelaça a abordagem conceitual e a prática metodológica de três grupos de pesquisa vinculados ao PROARQ-FAU/UFRJ – Grupo Ambiente-Educação (GAE), Qualidade do ... -
Do autorretrato à percepção da urbe: uma introdução ao processo projetual – conquistas e percalços
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O objetivo principal deste artigo é realizar uma avaliação crítica do processo metodológico aplicado na estruturação de uma disciplina de introdução ao projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade ... -
Diretrizes de uma reforma curricular: uma discussão sobre o lugar da representação gráfica no ensino e projeto de Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo aborda o tema da relação de dependência entre desenho e projeto de Arquitetura e Urbanismo. Portanto, o principal objetivo é discutir o lugar da representação gráfica no ensino e projeto de Arquitetura e Urbanismo ... -
DESDE QUE SEJA ROSA: A controversa questão do gosto na arquitetura de interiores
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta uma nova abordagem sobre os resultados obtidos no âmbito do projeto de pesquisa "Feminino e Plural: Percursos e Projetos de Arquitetas e Designers" (financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do ... -
Desafios Contemporâneos da Arquitetura Paisagística através da lente de Infraestruturas de Mobilidade. O Caso do BRT Transcarioca
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Novas tecnologias de transportes estão sendo introduzidas na paisagem do Rio de Janeiro gerando transformações sem precedentes na história recente da cidade. Com enfoque na mobilidade e dimensionadas visando o desempenho ... -
Da cidade ao edifício: a experiência interdisciplinar vinculando teoria e prática no atelier
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O ateliê de projeto é o espaço adequado para que sejam concatenados conteúdos teóricos e práticos vinculando o projeto arquitetônico-urbanístico a um processo reflexivo e crítico. Essa premissa tem balizado a experiência ... -
Criatividade no processo de projeto em oficinas temporárias: uma experiência no CAU-UFRN
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta e discute parte dos resultados de uma investigação desenvolvida por equipe de pesquisadores da UFRN, que tem como objeto práticas de projeto de arquitetura e urbanismo em situações de integração entre a ... -
Composição arquitetônica: originalidade e inovação técnica na era digital
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Aborda a possibilidade de existência de uma nova fase de percepção, produção e consumo do fato arquitetônico em meio à sociedade informacional. Para tanto, analisa composições arquitetônicas em que estão presentes os ... -
Cartografias e controvérsias na Rua do Lavradio: uma estratégia inovadora no entendimento do coletivo-lugar
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta alguns relatos de experiência da pesquisa Rua do Lavradio: cartografando traços e rastros do coletivo-lugar, desenvolvida no grupo de pesquisa Qualidade do Lugar e Paisagem (ProLugar/UFRJ). Debate os ... -
Canteiro Experimental: experiências didáticas e sua articulação com o Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente texto tem como objetivo discutir as potencialidades criativas e inovadoras que as atividades realizadas em canteiros experimentais podem proporcionar para a aprendizagem da Arquitetura e do Urbanismo, a partir ... -
Calçadas ribeirinhas no Pará, Brasil: considerações sobre as normas técnicas de acessibilidade para a realidade Amazônica.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)No Estado do Pará, a questão da acessibilidade é um assunto pouco discutido e difundido em muitas cidades paraenses sendo praticamente ausente nas cidades e comunidades erguidas sobre rios, várzeas e manguezais, onde ... -
Brinquedoteca em instituição de apoio hospitalar: Brincar para curar.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo surgiu a partir da pesquisa “Ambientes para tratamento oncológico infanto-juvenil: a humanização e a satisfação do usuário em Maceió”. Contou com a participação de graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo ... -
Bibliotecas híbridas: O novo paradigma criativo contemplado em edificações destinadas às bibliotecas na contemporaneidade.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente trabalho ratifica uma constatação do novo conceito que o equipamento da biblioteca deve oferecer para acompanhar as transformações do conhecimento, da tecnologia e da interação entre o meio e o usuário. Essas ... -
Aventura taxonômica: Adentre as casas de Eduardo Simões Barbosa e Fernando Carlos Rabelo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A casa constitui-se como fronteira entre dois territórios: o público e o privado e descreveu, ao longo da história, um percurso de contínuas alterações. Este percurso perpassa pelo “plano da casa moderna”, a máquina de ... -
Aventura holística na casa: Residência Audi Alves Bezerra em todos os sentidos
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho propõe a leitura de um projeto-obra residencial pertencente ao acervo técnico de Eduardo Simões Barbosa e Fernando Carlos e Rabelo, sob um viés de aproximação holístico. Assim, o todo se mostra nas partes da ... -
Avaliação de projeto por meio da sintaxe espacial com olhar para as saídas de emergência
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho se insere na temática do seminário PROJETAR abordando a originalidade e inovação em Arquitetura e Urbanismo por meio da pesquisa e adoção de técnicas da Sintaxe Espacial (SE) relacionadas a projetos arquitetônicos. ... -
Autonomia criativa no ensino de projeto: por mais inovação e originalidade na prática profissional
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do ensino superior de Arquitetura e Urbanismo, de seus motivos estruturadores e da prática docente na área, a partir das atribuições dos arquitetos e dos urbanistas. Por meio da ... -
A universidade e a questão da habitação social: uma experiência no estado do Rio de Janeiro
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A moradia de interesse social é um tema extremamente relevante nos países latino-americanos, e, particularmente, no Brasil, devido a um processo de urbanização que exclui e segrega uma parcela significativa da população, ... -
Ateliê de ensino de projeto arquitetônico e novas tecnologias: a APO como metodologia para a avaliação da qualidade do espaço
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Partindo da premissa que o ambiente do atelier é fundamental para o ensino e aprendizagem em arquitetura, este artigo pretende apresentar uma abordagem a cerca da sala de aula, da APO (Avaliação Pós-ocupação do Ambiente ...