Autonomia criativa no ensino de projeto: por mais inovação e originalidade na prática profissional
Abstract
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do ensino superior de Arquitetura e Urbanismo, de seus motivos estruturadores e da prática docente na área, a partir das atribuições dos arquitetos e dos urbanistas. Por meio da análise da argumentação de alguns autores, pretende-se esboçar um possível caminho para a compreensão de indagações relativas à criatividade, à inovação e à originalidade no ensino de projeto arquitetônico e urbanístico. A discussão pauta-se na distinção entre ensino e educação, com destaque para a formação do ser humano e não somente de seu atributo profissional. Desse modo, a autonomia aparece como conceito importante a ser considerado e discutido ao tratar da formação de pessoas críticas, criativas e questionadoras, que, como consequência, poderão tornar-se profissionais coerentes e inovadores. Este trabalho discute, ainda, o ensino de projeto, as ferramentas que utiliza e as possibilidades para incrementá-las fomentando a criatividade e a autonomia, aqui entendidas como fundamentais em uma prática baseada em diretrizes de naturezas tão diversas. Consideramos que promover a relação do mundo vivido e das experiências pessoais com o conteúdo estudado é essencial para o surgimento de novas soluções e abordagens, pois fomenta a formação crítica e a autonomia criativa.