Browsing Sessões de Poster by Title
Now showing items 1-20 of 114
-
Análise da Midiateca de Sendai como representação do espaço fluido
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo propõe uma análise da obra Midiateca de Sendai, projetada pelo arquiteto Toyo Ito no final do século XX, a partir da leitura do conceito de fluidez. Inicialmente será realizada a construção ... -
Análise das relações estabelecidas em projetos arquitetônicos contemporâneos a partir da utilização de diagramas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho tem o objetivo de demonstrar como é possível a utilização de diagramas para análise das relações estabelecidas nos projetos de arquitetura contemporânea. A partir da contextualização da arquitetura contemporânea ... -
Apropriação pelo consumo do patrimônio material e imaterial como prática disciplinar em teoria e história da arquitetura e urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A proposta deste documento é compartilhar o know-how de uma atividade acadêmica que tem se tornado frequente nas disciplinas teórico-práticas que envolvem o tema do patrimônio cultural. Insistindo em conceitos como herança, ... -
Arquitetura e interdisciplinaridade: o desafio de não se formar um especialista em generalidades
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Uma das mais controversas questões dentro do panorama do ensino universitário atual continua sendo aquela relativa à escolha do melhor modelo ou metodologia de abordagem para o desenvolvimento dos processos de ensino. Não ... -
Arquitetura em contêineres: Pesquisa de alternativas para o projeto mais sustentável
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A reutilização arquitetônica de contêineres é relativamente recente, mas vem ganhando notoriedade, tanto por sua versatilidade e aspectos estéticos, como devido ao baixo custo e rapidez de construção; fatores convenientes ... -
Arquitetura open source: metodologia de processo colaborativo para disciplinas de projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo relata a experiência de um processo colaborativo de concepção arquitetônica desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2015 em uma disciplina do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG. Foi ... -
Arquitetura residencial: A quebra do repertório para o desígnio contemporâneo.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo discute procedimentos metodológicos de ensino projetual visando preparar o futuro arquiteto para conceber espaços inovadores de acordo com as necessidades contemporâneas. Faz análises e reflexões sobre os ... -
A arte de avaliar em arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo relata uma pesquisa desenvolvida em 2014 sobre avaliação em disciplinas projetuais nas escolas de arquitetura brasileiras. No Brasil, muitos cursos de arquitetura foram abertos nos últimos anos, chegando hoje ... -
Articulação entre conceito e exploração formal no projeto arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A expressão funcionalista e tecnológica aportada pela arquitetura moderna se mostrou incapaz de atender às exigências de identidade cultural do habitante e a reação contida no movimento Pós-Moderno igualmente fracassa em ... -
Ateliê de ensino de projeto arquitetônico e novas tecnologias: a APO como metodologia para a avaliação da qualidade do espaço
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Partindo da premissa que o ambiente do atelier é fundamental para o ensino e aprendizagem em arquitetura, este artigo pretende apresentar uma abordagem a cerca da sala de aula, da APO (Avaliação Pós-ocupação do Ambiente ... -
Autonomia criativa no ensino de projeto: por mais inovação e originalidade na prática profissional
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do ensino superior de Arquitetura e Urbanismo, de seus motivos estruturadores e da prática docente na área, a partir das atribuições dos arquitetos e dos urbanistas. Por meio da ... -
Avaliação de projeto por meio da sintaxe espacial com olhar para as saídas de emergência
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho se insere na temática do seminário PROJETAR abordando a originalidade e inovação em Arquitetura e Urbanismo por meio da pesquisa e adoção de técnicas da Sintaxe Espacial (SE) relacionadas a projetos arquitetônicos. ... -
Aventura holística na casa: Residência Audi Alves Bezerra em todos os sentidos
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho propõe a leitura de um projeto-obra residencial pertencente ao acervo técnico de Eduardo Simões Barbosa e Fernando Carlos e Rabelo, sob um viés de aproximação holístico. Assim, o todo se mostra nas partes da ... -
Aventura taxonômica: Adentre as casas de Eduardo Simões Barbosa e Fernando Carlos Rabelo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A casa constitui-se como fronteira entre dois territórios: o público e o privado e descreveu, ao longo da história, um percurso de contínuas alterações. Este percurso perpassa pelo “plano da casa moderna”, a máquina de ... -
Bibliotecas híbridas: O novo paradigma criativo contemplado em edificações destinadas às bibliotecas na contemporaneidade.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente trabalho ratifica uma constatação do novo conceito que o equipamento da biblioteca deve oferecer para acompanhar as transformações do conhecimento, da tecnologia e da interação entre o meio e o usuário. Essas ... -
Brinquedoteca em instituição de apoio hospitalar: Brincar para curar.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo surgiu a partir da pesquisa “Ambientes para tratamento oncológico infanto-juvenil: a humanização e a satisfação do usuário em Maceió”. Contou com a participação de graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo ... -
Calçadas ribeirinhas no Pará, Brasil: considerações sobre as normas técnicas de acessibilidade para a realidade Amazônica.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)No Estado do Pará, a questão da acessibilidade é um assunto pouco discutido e difundido em muitas cidades paraenses sendo praticamente ausente nas cidades e comunidades erguidas sobre rios, várzeas e manguezais, onde ... -
Canteiro Experimental: experiências didáticas e sua articulação com o Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente texto tem como objetivo discutir as potencialidades criativas e inovadoras que as atividades realizadas em canteiros experimentais podem proporcionar para a aprendizagem da Arquitetura e do Urbanismo, a partir ... -
Cartografias e controvérsias na Rua do Lavradio: uma estratégia inovadora no entendimento do coletivo-lugar
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta alguns relatos de experiência da pesquisa Rua do Lavradio: cartografando traços e rastros do coletivo-lugar, desenvolvida no grupo de pesquisa Qualidade do Lugar e Paisagem (ProLugar/UFRJ). Debate os ... -
O Centro Pompidou como paradigma construido das utopias megaestruturais dos anos 60.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O concurso internacional para a criação do Centro Pompidou supõe um ponto de encontro das diferentes revisões do Movimento Moderno que estão se desenvolvendo no ano 1969. A proposta ganhadora será a ...