Arquitetura e interdisciplinaridade: o desafio de não se formar um especialista em generalidades
Abstract
Uma das mais controversas questões dentro do panorama do ensino universitário atual continua sendo aquela relativa à escolha do melhor modelo ou metodologia de abordagem para o desenvolvimento dos processos de ensino. Não existe consenso nos meios científico e social quanto à escolha de um modelo de análise, e assim, permanece algum nível de embate entre a especialização disciplinar versus uma perspectiva interdisciplinar. A despeito do fato de que o discurso de tons interdisciplinares já esteja há muito incorporado ao dia-a-dia das nossas universidades - e frente a iniciativas que já se propõem um passo adiante e se auto intitulam transdisciplinares, o que se verifica é que a universidade brasileira ainda não sabe lidar com algo que fuja ao formato disciplinar. Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de arquitetura e urbanismo como uma possibilidade de preservar, consolidar e, muitas vezes, resgatar o significado do exercício da profissão, previamente ciente de que nem o especialista nem o generalista serão, individualmente, capazes dessa tarefa.