Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Cassia
dc.contributor.authorBrandão, Gabriela
dc.date.accessioned2021-08-08T01:33:20Z
dc.date.available2021-08-08T01:33:20Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1075
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma reflexão acerca do ensino superior de Arquitetura e Urbanismo, de seus motivos estruturadores e da prática docente na área, a partir das atribuições dos arquitetos e dos urbanistas. Por meio da análise da argumentação de alguns autores, pretende-se esboçar um possível caminho para a compreensão de indagações relativas à criatividade, à inovação e à originalidade no ensino de projeto arquitetônico e urbanístico. A discussão pauta-se na distinção entre ensino e educação, com destaque para a formação do ser humano e não somente de seu atributo profissional. Desse modo, a autonomia aparece como conceito importante a ser considerado e discutido ao tratar da formação de pessoas críticas, criativas e questionadoras, que, como consequência, poderão tornar-se profissionais coerentes e inovadores. Este trabalho discute, ainda, o ensino de projeto, as ferramentas que utiliza e as possibilidades para incrementá-las fomentando a criatividade e a autonomia, aqui entendidas como fundamentais em uma prática baseada em diretrizes de naturezas tão diversas. Consideramos que promover a relação do mundo vivido e das experiências pessoais com o conteúdo estudado é essencial para o surgimento de novas soluções e abordagens, pois fomenta a formação crítica e a autonomia criativa.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleAutonomia criativa no ensino de projeto: por mais inovação e originalidade na prática profissionalpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record