Entre a criatividade e a técnica: o desafio do ensino da concepção estrutural no processo de aprendizagem do projeto de arquitetura.
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Resende, Camila
Veloso, Maisa
Pinto, Edna
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o ensino/aprendizagem da concepção estrutural dentro da didática do projeto de arquitetura. É parte de uma dissertação em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa se pauta, inicialmente, na verificação da concepção estrutural no processo de projeto de arquitetura, esclarecendo princípios da relação do “fazer arquitetura–estrutura” estabelecidos por alguns autores. Em seguida, apresenta a problemática da integração de conteúdos e o ensino de projeto com ênfase na concepção estrutural. Por fim, expõe a análise dos dados coletados na disciplina em um semestre letivo, por meio de questionários aplicados, observação da disciplina e análise dos projetos arquitetônicos dos discentes.