Experimento didático de projeto de arquitetura digital: Projeto revitalização do Complexo Esportivo do CDS-UFSC
Abstract
Este estudo pretende analisar as singularidades do processo de projeto quando direcionado para experiências de colaboração e concepção de arquitetura digital (parametrização, sistemas generativos). A importância desse estudo está relacionada a necessidade de atualização dos métodos de ensino de projeto de arquitetura, quanto ao aspecto acadêmico, e pela necessidade de requalificação da área de intervenção do projeto - Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina - que representa o aspecto da prática arquitetônica. Neste artigo será descrito o processo de projeto realizado de forma colaborativa, entre diferentes grupos de pesquisa e laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Pet/ARQ, Pronto 3D/Design, Pet/Eng, Hiperlab/Design. Este processo foi estruturado a partir de um Workshop de concepção de projeto, composto por três etapas: preparação, aplicação e desenvolvimento posterior. Ao final deste artigo são apresentados os resultados desenvolvidos pelas equipes do workshop e o projeto final realizado a partir da síntese dos resultados do workshop.