Entre o aprendizado e a prática: o uso do SIG no Planejamento Urbano
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Faria, Teresa Cristina
Martinez, Andressa
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho aborda a experiência de integração entre as disciplinas ARQ 432 – Planejamento Municipal Urbano e ARQ 420 – SIG Aplicado ao Planejamento Urbano e visa, através da introdução de novas ferramentas tecnológicas e da visão sistêmica de um ambiente SIG, contribuir para que o aprendizado dos alunos se aproxime ao máximo das exigências do mundo contemporâneo e da prática profissional em planejamento urbano. Assim, a integração das disciplinas teve como objetivo desenvolver uma relação entre a linguagem gráfica das representações cartográficas e as diretrizes de planejamento territorial; espacializar as propostas de desenvolvimento urbano e regional; organizar, analisar e representar os fenômenos espaciais através de imagens cartográficas; consolidar diversas informações através de imagens e introduzir novos métodos didáticos nas aulas, ao incentivar os alunos a elaborar novas formas de representação dos problemas e soluções das cidades e regiões .