Exercício projetual para intervenção em conjunto urbano: uma experiência didática
Abstract
A disciplina relativa à intervenção em bens edificados ainda é conteúdo recente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. As estratégias de ensino da matéria ainda demandam discussão e amadurecimento, visto que inexistem parâmetros absolutos para projetos desta natureza: a individualidade de cada imóvel requer atenção igualmente individualizada e conhecimento de outros campos complementares nem sempre muito afins ao cotidiano ou interesse do aluno. O exercício proposto pretende incentivar a leitura e compreensão dos valores formais estruturais de um conjunto urbano eclético a fim de proceder à revalorização do conjunto a partir de proposta de reintegração de lacunas/fragmentos, assim consideradas as fachadas já descaracterizadas que integram o conjunto. Para tanto, discute-se a aplicação de parâmetros do Restauro Crítico de Brandi para tratamento de fragmentos e lacunas, assim como orientações da Carta de Washington e premissas da Gestalt para leitura da forma. Portanto, a experiência relatada pretende incentivar a reflexão acerca das formas de intervenção para tratamento de lacunas em conjuntos urbanos, exercitar a análise crítica por parte dos alunos envolvidos e incentivar o debate acerca do ensino de preservação do património edificado.