dc.contributor.author | Pimentel, Viviane | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T01:47:46Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T01:47:46Z | |
dc.date.issued | 2015-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-63014-14-6 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1100 | |
dc.description | Artigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal. | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina relativa à intervenção em bens edificados ainda é conteúdo recente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. As estratégias de ensino da matéria ainda demandam discussão e amadurecimento, visto que inexistem parâmetros absolutos para projetos desta natureza: a individualidade de cada imóvel requer atenção igualmente individualizada e conhecimento de outros campos complementares nem sempre muito afins ao cotidiano ou interesse do aluno. O exercício proposto pretende incentivar a leitura e compreensão dos valores formais estruturais de um conjunto urbano eclético a fim de proceder à revalorização do conjunto a partir de proposta de reintegração de lacunas/fragmentos, assim consideradas as fachadas já descaracterizadas que integram o conjunto. Para tanto, discute-se a aplicação de parâmetros do Restauro Crítico de Brandi para tratamento de fragmentos e lacunas, assim como orientações da Carta de Washington e premissas da Gestalt para leitura da forma. Portanto, a experiência relatada pretende incentivar a reflexão acerca das formas de intervenção para tratamento de lacunas em conjuntos urbanos, exercitar a análise crítica por parte dos alunos envolvidos e incentivar o debate acerca do ensino de preservação do património edificado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | Conjunto Urbano | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Edificado | pt_BR |
dc.subject | Experiência Didática | pt_BR |
dc.subject | Tratamento de Lacunas | pt_BR |
dc.title | Exercício projetual para intervenção em conjunto urbano: uma experiência didática | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |