Formando Arquitetos: Relato de Experiências de um novo método de lecionar a disciplina de Trabalho de Graduação.
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Monteiro, Amanda
Pontes, Mariana
Moura, José Eduardo
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo tem por objetivo apresentar um novo método de lecionar a disciplina de Trabalho de Graduação avaliando seu processo, esclarecendo os pontos positivos e negativos, assim como as mudanças já inseridas, como forma de apresentar as experiências e trocar conhecimentos. A exigência do Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo iniciou-se em 1994, pela portaria MEC nº 1770/94. Seu objetivo é avaliar as condições de qualificação do formando para acesso ao exercício profissional, constituindo-se de um trabalho individual, de livre escolha, relacionado com as atribuições da profissão a ser realizado no final do curso. Após a institucionalização da exigência, os cursos de Arquitetura e Urbanismo no país criaram a disciplina de Trabalho Final de Graduação (TFG) com o objetivo de garantir o auxílio à produção técnico-cientifica do aluno. O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFAVIP, entende que essa disciplina tem importância além do acompanhamento e orientação do aluno no trabalho final, ela tem o papel de fortalecer a qualificação do aluno para o exercício profissional, tendo para isso criado uma nova metodologia para ensinar a disciplina. Essa metodologia se estrutura a partir de pesquisa, palestras, mesa redonda e seminários, utilizando-se de diversas abordagens que garantem que os alunos revejam conteúdos e reforcem as habilidades e competências trabalhadas durante o curso e pensadas no Plano Pedagógico, envolvendo não só os conteúdos exigidos pelo MEC, mas também os mais demandados pelo mercado de trabalho.