Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 1021-1040 of 1506
-
Recuperação de Rios Urbanos: do Planejamento às Intervenções
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A concepção e a implementação de projetos que visam a valorização dos rios no meio urbano tem assumido uma importância significativa. Intervenções em rios urbanos emergem, na contemporaneidade, com base em uma concepção ... -
Real e Realização - em Favor da Experiência em Escala 1:1
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Considerando uma experiência de ensino vivida ao longo de 8 anos, o presente artigo propõe uma reflexão sobre os contornos e eficácia de exercícios realizados em escala 1:1 vistos como estratégias pedagógicas dentro do ... -
“Proyecto como Indagación: Pensar, Construir, Enseñar”
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Uno de los problemas que pueden enquistar el desarrollo del pensamiento arquitectónico y urbano, de una producción con sentido, es la separación de las esferas del pensamiento y la acción en términos generales, y más ... -
Proposta de Requisitos de Avaliação para Disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Um dos problemas que se verifica na avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Ateliês de Projeto de Arquitetura e Urbanismo é o caráter subjetivo dos requisitos que devem ser satisfeitos pelos trabalhos dos alunos, ... -
Proposição de Hipóteses de Estrutura Urbana a Partir da Habitação de Interesse Social: Notas Sobre Um Exercício Didático.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente artigo apresenta reflexões sobre um exercício didático de intervenção na estrutura urbana a partir da temática da Habitação de Interesse Social proposto a alunos da disciplina “Projeto Urbano III”, do quarto ano ... -
Projeto na Cidade Contemporânea Cidade Tradicional e Cidade Moderna: Contaminações1
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho intenta apresentar uma experiência didática cujo produto final, o projeto do edifício, é desenvolvido como projeto urbano orientado na intenção de que seja construído investigando as relações entre arquitetura ... -
Projeto e Metafísica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo propõe uma discussão acerca do valor da idéia tomada como operador em projeto de arquitetura. Para tanto, discute algumas diferenças costumeiramente pouco observadas entre, de um lado, pensar e discorrer acerca ... -
Projeto e Desenho na Formação Acadêmica do Engenheiro de Produção: Despertando o Interesse dos Estudantes
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O objetivo deste trabalho é analisar os resultados da abordagem didática por situações problemas para “ensinar projeto” na disciplina de Desenho Técnico do curso de Engenharia, Habilitação em Produção e Sistemas, da ... -
Projeto É Construção | Uma Experiência de Ensino Utilizando Modelos Físicos.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo busca ilustrar uma experiência de ensino de projeto aplicada à disciplina do 2º. ano do curso de arquitetura (cuja temática é a habitação coletiva), que contempla o ato de projetar associado ao ato construtivo. ... -
Projetar em Madeira
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A madeira é um dos materiais mais versáteis utilizados pela humanidade, e as edificações de madeira estão entre os mais belos edifícios construídos ao longo da história. Fatores culturais e ambientais fizeram com que a ... -
Projetar como Investigação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A pretexto de uma afirmação colhida ao acaso, segundo a qual no final do curso de arquitetura os alunos não sabem desenhar uma escada, este trabalho visa a discorrer sobre o que envolve o projeto deste componente arquitetônico. ... -
Projetando Com Qualidade... do Ar
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A arquitetura não apenas acompanha o processo de evolução da humanidade, como exprime de forma significativa os aspectos inerentes à cultura de cada civilização. A dinâmica dos processos sociais e produtivos tem conduzido ... -
“Projectar-se” ou a Experiencia no Acto de Proyectar
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente artigo procura abordar o acto de projectar de um ponto de vista ligado ao conceito da experiência no ensino da arquitectura. Este conceito ajuda-nos a entender o labor de projectar como um proceso de transformaçao ... -
Profundización Y Fortalecimiento Del Proceso de Desarrollo de Capacidades Y Conocimientos para La Investigación En Proyecto de Arquitectura Que Se Encuentra Actualmente En Curso En La Facultad de Arquitectura de La Udelar.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente trabalho tem lugar no programa de desenvolvimento da investigação de qualidade na UdelaR1 instrumentado pela CSIC2. A Faculdade de Arquitetura propõe um programa de desenvolvimento e institucionalização da ... -
Produção de Arquiteturas e Micro Revoluções. Processos de Subjetivação em Pesquisa, Ensino e Prática Profissional
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Trata-se de texto estritamente teórico/crítico embasado na adoção de uma nova lógica e repertório conceitual e de uma diferente forma de pensar a produção de arquiteturas, e isso, enquanto multiplicidade e heterogeneidade ... -
Por Que Compreender a Continuidade do Processo de Concepção Arquitetural na Fase da Mudança?
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo pretende compreender a continuidade do processo de concepção arquitetural, que envolve arquitetos e ergonomistas, na fase da mudança. É proposto que esta compreensão apóie-se na Abordagem da Situação Futura e ... -
Poética do Construir: Um Contraponto Singular
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este ensaio tem como ponto de partida uma casa: a residência Acayaba (1997), situada em Tijucopava, Guarujá, SP, cujo projeto é de autoria do arquiteto Marcos Acayaba. O propósito deste estudo é posicionar esta obra em ... -
Pesquisa em Projeto - Uma Aproximação da Teoria e da Pratica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O progressiva exigência de pós graduação para os professores de projeto aprofundou um problema que vai alem da relação com a formalidade acadêmica. Como registrar o conhecimento arquitetônico produzido no processo do projeto ... -
Pensamiento Y Creación. para Una Estrategia Docente de Aproximación Entre Teoría Y Proyecto.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A metodologia de ensino prevalente nestes últimos anos nas escolas de arquitetura espanholas seguiu uma linha generalizada de independentizar o ensino da teoria da arquitetura e o projeto como compartimentos diferenciados. ... -
O Urbanismo Paramétrico de Zaha Hadid: Emergências, Limites e Perspectivas.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Nas últimas décadas, houve um avanço extraordinário no desenvolvimento de ferramentas de desenho paramétrico, sistema no qual os parâmetros do modelo é que são declarados e não a sua forma. Essas tecnologias vêm sendo ...