Profundización Y Fortalecimiento Del Proceso de Desarrollo de Capacidades Y Conocimientos para La Investigación En Proyecto de Arquitectura Que Se Encuentra Actualmente En Curso En La Facultad de Arquitectura de La Udelar.
Abstract
O presente trabalho tem lugar no programa de desenvolvimento da investigação de qualidade na UdelaR1 instrumentado pela CSIC2. A Faculdade de Arquitetura propõe um programa de desenvolvimento e institucionalização da pesquisa em Projeto (de agora em diante “P+P”) que está atualmente competindo por fundos da Universidade com projetos de outras faculdades. A investigação é realizada nesta Faculdade nos Institutos, âmbitos especializados e com uma débil articulação com o ensino. A área de Projeto, primordial no ensino da arquitetura, não tem uma expressão institucional direta na pesquisa. Nos últimos anos houve um marcado interesse institucional em reverter essa situação, a través de diversas iniciativas, que contaram com o apoio dos professores da área. A especificidade do projeto como área de conhecimento, sua natureza heurística, a condição de integrar todos os saberes que envolvem a arquitetura e o estado atual da discussão disciplinar sobre o tema, estabeleceram a prioridade nesta área. A primeira etapa do trabalho, apresentada como aproximação diagnóstica, sondagem de aspirações e aproximação às políticas e programas similares da região implicou, ao mesmo tempo, o debate sobre questões epistemológicas em relação ao projeto, sua especificidade como área de conhecimento, seus objetos de estudo e as metodologias apropriadas para investigar nesta matéria. Foram realizadas vinte entrevistas em profundidade aos diretores de ateliê3 assim como também a diretores de institutos e unidades e profesores estrangeiros de notável trajetória no assunto4. Com base na análise do material resultante foi elaborado um avanço de recomendações para uma estratégia institucional de desenvolvimento da P+P. Na órbita do presente trabalho foi realizado o Fórum Montevideo II para professores da área de projeto, para debater sobre o estado da matéria no país e na região e as linhas estratégicas a ser instrumentadas. Foram convidados três prestigiosos professores estrangeiros ligados à pesquisa em projeto5 na qualidade de palestrantes e avaliadores externos. Acabada a fase de pesquisa e elaboração das pautas estratégicas, a equipe elaborou um documento preliminar de 200 páginas6 que foi aprovado pelo DEAPA, Claustro e Conselho da Faculdade. Atualmente acabou-se a segunda fase: elaboração de um programa institucional a ser executado no prazo de cinco anos, que articulará a P+P com o ensino de grau e pos-grau, de acordo com as seguintes pautas estratégicas de ação: · Sistematização, institucionalização, homologação da P+P. · Fortalecimento das capacidades a partir da proposta e coordenação de cursos e seminários de formação de professores em pesquisa e ateliês opcionais de pesquisa de projeto durante a formação de grau. · Definição institucional de pautas de pesquisa de interesse acadêmico e instalação de observatórios ou grupos de pesquisa afins. · Administração de um sistema de apoios e recursos: monitoramento de oportunidades de financiamento, procura de canais de transferência no ensino e no meio, construção de uma rede de pesquisadores na área de projeto com presença local e regional, acesso a documentação e redes acadêmicas, apoio na escolha de tutorias, convocação a estágios para estudantes. · Coordenação de atividades e recursos com os programas de maestria, doutorado e formação de professores. · Difusão dos trabalhos a través de publicações locais e internacionais assim como em redes acadêmicas. Como conseqüência do funcionamento deste programa aspiramos colaborar no reposicionamento das disciplinas projetuais no universo de conhecimentos da Universidade.