Recent Submissions

  • Violência X Segurança - Saber Entender a Diversidade. o Arquiteto Está Preparado para Propor Soluções Diferentes? 

    Neves, Luiz; Fonseca, Glaucia (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    O objetivo deste trabalho é analisar a intensificação do medo generalizado de morar nas cidades, assim como a arquitetura dele decorrente. A proposta avalia e examina a percepção e o peso [valorização] da proteção contra ...
  • Um Novo Alento para a Cidade de Ibiza: Reforma da Avenida Perimetral 

    Andreatta, Verena; Hernandez, Mireia; Chogo, José Luis (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Diferentemente da maioria das cidades espanholas, em Ibiza o transito de pedestres não tem a necessária continuidade e conectividade, nem o desenho e escala necessários para sua autonomia, sendo apenas resultado secundário ...
  • Uma Experiência de Síntese no Ensino de Projeto 

    Elali, Gleice Azambuja; Damasceno, Jefferson (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Objetivamos comunicar/divulgar uma experiência acadêmica desenvolvida no sentido de sintetizar conhecimentos que são repartidos por uma necessidade didática, mas que precisam ser reintegrados na mente dos estudantes, ...
  • Transdisciplinaridade no Ensino do Projeto Arquitetônico de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde 

    Carvalho, Antonio Pedro (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    A complexidade do mundo moderno já não aceita a organização linear e compartimentalizada da tradicional abordagem disciplinar. Diversos movimentos organizacionais e pedagógicos defendem uma maior coordenação dos conhecimentos, ...
  • Teorias Vicárias e Inversões da Prática Profissional da Arquitetura e Urbanismo: de Teorias Sem Práticas A... 

    Barreto, Frederico (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    O artigo define teoria vicária como pressupostos apresentados de forma sistematizada que visam postergar, desviar a atenção, dissimular questões cruciais, manipulando a opinião pública e as ações de governos, instituições, ...
  • Teorias do Projeto 

    Brandão, Otavio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Este artigo propõe uma distinção entre os campos de estudo da teoria da arquitetura, por um lado, e, por outro, da teoria do projeto. Após apresentar um breve histórico da evolução do problema, com visitas aos trabalhos ...
  • Tecnologia Das Construções em Madeira: Uma Experiência Projetual 

    Meirelles, Célia; Sant’anna, Silvio; Segall, Mario; Dinis, Henrique; Silva, Ingrid; Czernocki, Renata; Silva, Tiago (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    O presente trabalho discute as interfaces entre as técnicas construtivas e o projeto arquitetônico do ponto de vista das relações entre projeto, ensino e aprendizagem e prática projetual, por meio de uma proposta – HABITÁCULO ...
  • Sueños de Plaza 

    Valderrama, Ana; Piano, Georgina (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Em uma paisagem cultural o que conta não é só seu “objetividade” mas também o valor atribuído a sua configuração, o imaginário. Este valor é forzosamente cultural. As projeções com as que tornam se ricas, as analogias que ...
  • Subjetividade no Ensino de Arquitetura 

    Vieira, Marcos Sardá (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Este artigo explora a subjetividade da concepção arquitetônica dentro do processo de ensino e aprendizado em arquitetura e urbanismo. Com a intenção de vincular uma nova origem para a reflexão conceitual do projeto, este ...
  • Seis Propostas para Porto Alegre 

    Abreu Filho, Silvio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Na interface das atividades de pesquisa acadêmica e aplicada, ensino e prática de projetos relacionados à cidade, Seis Propostas relata uma experiência disciplinar integrada. Tese de Doutorado (2006) forneceu os conceitos, ...
  • Representações Espaciais na Concepção Arquitetônica 

    Perdigão, Ana; Bruna, Gilda (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Explora -se uma sistematização das representações espaciais envolvidas no processo de concepção arquitetônica. A tradicional representação geométrica é associada às representações topológica e pulsional, apoiadas em estudos ...
  • Representação e Teoria do Projeto: Reflexões Integradas Sobre a Geração e Controle da Forma Arquitetônica 

    Pires, Janice; Borda, Adriane; Gonsales, Célia Helena (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Este estudo se insere no âmbito de investigação sobre o processo de ensino / aprendizagem de projeto de arquitetura, especificamente em estágios iniciais das práticas projetuais promovidas em um curso de arquitetura e ...
  • Reflexões Sobre Uma Certa Arquitetura o Projeto na Escola do Porto 

    Silveira, Leila Beatriz (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do ensino de projeto de arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – FAUP / OPorto. Existe uma evidente carga simbólica e pedagógica associada à Escola ...
  • Reflexão Sobre a Pedagogia Arquitetônica na Obra de Telésforo Cristófani 

    Araujo, Fanny; Lima, Ana Gabriela (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    O trabalho arquitetônico de Telésforo Cristófani é amplo e variado. Graduado em 1952 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem suas obras publicadas a partir de 1957, quando o ...
  • Recuperação de Rios Urbanos: do Planejamento às Intervenções 

    Gorski, Maria; Alvim, Angélica (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    A concepção e a implementação de projetos que visam a valorização dos rios no meio urbano tem assumido uma importância significativa. Intervenções em rios urbanos emergem, na contemporaneidade, com base em uma concepção ...
  • Real e Realização - em Favor da Experiência em Escala 1:1 

    Xavier, Denise (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Considerando uma experiência de ensino vivida ao longo de 8 anos, o presente artigo propõe uma reflexão sobre os contornos e eficácia de exercícios realizados em escala 1:1 vistos como estratégias pedagógicas dentro do ...
  • “Proyecto como Indagación: Pensar, Construir, Enseñar” 

    Bertolino, Monica (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Uno de los problemas que pueden enquistar el desarrollo del pensamiento arquitectónico y urbano, de una producción con sentido, es la separación de las esferas del pensamiento y la acción en términos generales, y más ...
  • Proposta de Requisitos de Avaliação para Disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo 

    Grigoletti, Giane (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Um dos problemas que se verifica na avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Ateliês de Projeto de Arquitetura e Urbanismo é o caráter subjetivo dos requisitos que devem ser satisfeitos pelos trabalhos dos alunos, ...
  • Proposição de Hipóteses de Estrutura Urbana a Partir da Habitação de Interesse Social: Notas Sobre Um Exercício Didático. 

    Souza, Gisela; Beloto, Gislaine (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    O presente artigo apresenta reflexões sobre um exercício didático de intervenção na estrutura urbana a partir da temática da Habitação de Interesse Social proposto a alunos da disciplina “Projeto Urbano III”, do quarto ano ...
  • Projeto na Cidade Contemporânea Cidade Tradicional e Cidade Moderna: Contaminações1 

    Bem, José Paulo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
    Este trabalho intenta apresentar uma experiência didática cujo produto final, o projeto do edifício, é desenvolvido como projeto urbano orientado na intenção de que seja construído investigando as relações entre arquitetura ...

View more