Reflexões Sobre Uma Certa Arquitetura o Projeto na Escola do Porto
Abstract
Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do ensino de projeto de arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – FAUP / OPorto. Existe uma evidente carga simbólica e pedagógica associada à Escola do Porto, como é conhecida, que pode ser percebida através de uma imagem forte, tanto interna como externamente, que se reflete na “identidade” dessa escola possibilitando uma direção a seguir – na sua estrutura, no ensino, nos seus objetivos. Tendo como principal característica a estreita relação entre professores e alunos onde a produção arquitetônica dos primeiros influencia de forma decisiva nos ensinamentos, a Escola do Porto construiu uma pedagogia mais experimental do que acadêmica com o predomínio das práticas sobre as teorias. A ênfase no conhecimento da realidade com foco no desenho e não na teoria, uma visão mais arquitetônica dos problemas do território do que administrativa ou funcional, o entendimento da contribuição da morfologia existente, da tradição local, são algumas premissas que podemos encontrar no estudo, de caráter investigativo, do processo de ensino de projeto desta escola. Uma reflexão sobre a educação do arquiteto e sobre a própria docência, tendo como referência a Escola do Porto, apresentada através do eixo / atitude “proposição”, busca interpretar sua contribuição ao ensino de projeto face à permanência e a difusão de certos modos de entender a intervenção projetual.