Transdisciplinaridade no Ensino do Projeto Arquitetônico de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde
Abstract
A complexidade do mundo moderno já não aceita a organização linear e compartimentalizada da tradicional abordagem disciplinar. Diversos movimentos organizacionais e pedagógicos defendem uma maior coordenação dos conhecimentos, surgindo ideais como o da interdisciplinaridade, que prega uma abordagem integrada das diversas especialidades. Um novo patamar deste movimento está na transdisciplinaridade. A defesa da visão transdisciplinar tem direcionado os debates relativamente às metodologias produtivas e educacionais nos últimos anos. Educadores como Edgard Morin e Basarab Nicolescu levantam o problema da fragmentação e falta de ética do conhecimento humano, que está conduzindo a nossa civilização à autodestruição. A arquitetura, como saber integrativo por excelência, possuindo conteúdos que unem naturalmente arte, filosofia e ciência, constitui-se em um dos campos mais fecundos para a aplicação dos princípios transdisciplinares. O caso da tentativa de aplicação destes princípios no curso de especialização de Arquitetura em Sistemas de Saúde, da Universidade Federal da Bahia é demonstrado, com suas dificuldades e desafios.