Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Antonio Pedro
dc.date.accessioned2021-08-04T00:50:25Z
dc.date.available2021-08-04T00:50:25Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/583
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractA complexidade do mundo moderno já não aceita a organização linear e compartimentalizada da tradicional abordagem disciplinar. Diversos movimentos organizacionais e pedagógicos defendem uma maior coordenação dos conhecimentos, surgindo ideais como o da interdisciplinaridade, que prega uma abordagem integrada das diversas especialidades. Um novo patamar deste movimento está na transdisciplinaridade. A defesa da visão transdisciplinar tem direcionado os debates relativamente às metodologias produtivas e educacionais nos últimos anos. Educadores como Edgard Morin e Basarab Nicolescu levantam o problema da fragmentação e falta de ética do conhecimento humano, que está conduzindo a nossa civilização à autodestruição. A arquitetura, como saber integrativo por excelência, possuindo conteúdos que unem naturalmente arte, filosofia e ciência, constitui-se em um dos campos mais fecundos para a aplicação dos princípios transdisciplinares. O caso da tentativa de aplicação destes princípios no curso de especialização de Arquitetura em Sistemas de Saúde, da Universidade Federal da Bahia é demonstrado, com suas dificuldades e desafios.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino de Arquiteturapt_BR
dc.subjectArquitetura e Saúdept_BR
dc.subjectProposiçãopt_BR
dc.titleTransdisciplinaridade no Ensino do Projeto Arquitetônico de Estabelecimentos Assistenciais de Saúdept_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record