Pensamiento Y Creación. para Una Estrategia Docente de Aproximación Entre Teoría Y Proyecto.
Abstract
A metodologia de ensino prevalente nestes últimos anos nas escolas de arquitetura espanholas seguiu uma linha generalizada de independentizar o ensino da teoria da arquitetura e o projeto como compartimentos diferenciados. A PROPOSIÇAO que apresentamos nesta comunicação se basa em uma estratégia docente aplicada com caráter experimental na disciplina de Teoria da arquitetura de terceiro curso na ETS de Arquitetura da Corunha, Espanha. A experiência se produce no contexto de um processo de reflexão no qual se encontram imersos na atualidade os planos de estudos das universidades européias para sua adaptação ao Processo de Bolonha. A necessidade de uma nova estratégia docente que responda aos condicionantes de uma nova forma de entender o ensino universitário e um enfoque contemporâneo da vinculação entre teoria e projeto parece evidente. A metodología exposta se propõe a partir da constatação da necessidade de vincular teoria ao processo criativo projetual. Para isso se propõe aos alunos a realização de trabalhos de curso que atuam como ponte entre conceitos teóricos e sua aplicação no projeto, colocando a investigação como ferramenta para o PROCESSO criativo. A comunicação se complementa com a apresentação de exemplos concretos desta experiência, através dos que se poderá entender e valorar o alcance da proposta no CONHECIMENTO e aprendizagem dos estudantes e sua aplicação ao desenvolvimento criativo.