Sessões de Comunicação: Recent submissions
Now showing items 41-60 of 103
-
O novo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo à luz da Hospitalidade Urbana
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A consolidação das grandes cidades como os lugares mais procurados para se viver e visitar desafia profissionais do setor de planejamento urbano e de turismo. É preciso enfrentar não só os problemas relacionados à escassez ... -
Oficina II: fundamentação, instrumentação e escalas no projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo visa à reflexão crítica sobre a experiência didático-pedagógica desenvolvida no ciclo de Fundamentação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei, mais especificamente ... -
O estudo dos fluxos em hospitais complexos: a Avaliação Pós-Ocupação (APO) aplicada a um estudo de caso
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta os aspectos notáveis que emergem da avaliação do processo de projeto e pós-ocupação de um hospital moderno complexo de grande porte selecionado na região metropolitana de São Paulo por meio da abordagem ... -
O ensino na extensão: a atividade acadêmica de ateliê de projeto como agente na materialização de espaços de ensino na UFSM
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresentado a seguir tem a finalidade de trazer para este fórum uma experiência de ensino e aprendizagem em ateliê de projeto de arquitetura de interiores, cuja intenção foi resolver, de forma prática e criativa, ... -
O EDIFÍCIO HÍBRIDO: uma experiência de requalificação na cidade contemporânea.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo relata a experiência didático-pedagógica desenvolvida na disciplina de Projetos Especiais do último ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, na qual a escolha do tema “edifícios híbridos” foi determinante ... -
O desafio da geração da forma a partir da definição de conceito no ensino de projeto: o caso das disciplinas de Ateliês I e II
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria-‐ UFSM é estruturado em Ateliês que ocorrem no formato de Ateliês Integrados de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Nos dois últimos ... -
O conceito como síntese do projeto; o projeto como instrumento cognitivo: reflexões sobre o atelier Equinox 2014
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho se propõe a refletir sobre os conceitos e estratégias projetuais geradas no Atelier “Grande Paris, o lugar da inovação na cidade- Equinox 2014”. Realizado em Paris na Universidade de Paris-Est Marne La Valée, ... -
Novas práticas pedagógicas no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS: o Atelier de Projeto e a Rede Mercosul
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo trata da proposta de novas práticas pedagógicas no ensino da Arquitetura e Urbanismo na Unisinos, através da implementação do Atelier de Projeto e da internacionalização através da Rede Mercosul, visando atender ... -
Mock-up de habitação 4x4x4m: primeiro exercício de projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho consiste no relato da experiência de um exercício de projeto aplicado aos alunos de primeiro ano do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. O exercício consiste na ... -
Linguagem e materialidade: reinterpretação e metáfora no projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O processo projetual, como atividade resistente a normatizações e estruturações metodológicas mais rígidas, oscila, muitas vezes, entre um funcionalismo pragmático e especulações formais desprovidas de enraizamento cultural ... -
Linguagem arquitetônica e sustentabilidade: é possível encontrar o ponto de equilíbrio?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo decreve os projetos desenvolvidos no atelier de Projeto Arquitetônico VII, do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil. O objetivo pedagógico deste trabalho foi ... -
Le Corbusier: criação e reinvenção no projeto da Embaixada da França
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Foram amplas e variadas as relações profissionais estabelecidas pelo arquiteto suíço-francês Le Corbusier com o Brasil. Iniciadas na década de 1920 se estendem até sua morte em 1965, quando estava em andamento seu projeto ... -
Jardins Terapêuticos: Humanização de espaços livres em áreas hospitalares
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O trabalho de assistência médico-hospitalar tem passado por profundas transformações desde o final do século XX. A crescente incorporação de novas tecnologias, além de proporcionar o desenvolvimento do conhecimento médico, ... -
Integração de conceitos bioclimáticos ao projeto arquitetônico de edificações residenciais em Juiz de Fora
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Acredita-se que as edificações residenciais de Juiz de Fora, muitas vezes encontram-se ineficientes em termos de conforto ambiental. Esta hipótese motivou a definição do tema a ser tratado neste trabalho, que tem como ... -
Inclusão Social um mote para projetos no ensino de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta uma experiência didática realizada em 2014 para a disciplina de projeto AP112 - Teoria e Projeto II - Processo Criativo, ministrada para alunos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da ... -
Fundamentação em Arquitetura e Urbanismo: Uma experiência integrada na unidade curricular Oficina I
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo discute a experiência desenvolvida na unidade curricular Oficina I, dentro do ciclo de Fundamentação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del Rei, buscando demonstrar ganhos ... -
Fontes de conhecimento didático do projeto: Metodologia para investigar as fontes de conhecimento arquitetônico no ensino de projeto contemporâneo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta uma metodologia para se aproximar das fontes de conhecimento arquitetônico usados nas disciplinas de Atelier de Projeto. A pesquisa faz parte de uma pesquisa de doutorado focada na análise das ... -
FAZER PROJETO: trabalho manual ou intelectual?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo aborda o jogo hierárquico no contexto da produção de projetos arquitetônicos, a partir de dados de uma pesquisa realizada em dois escritórios de arquitetura, por meio de observação e de entrevistas. Discute-‐se ... -
Estudo de formas parametrizadas em modelos físicos: Introdução a parametria no projeto arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo busca apresentar a experiência de introdução da parametria no projeto arquitetônico. A proposta é desenvolvida no âmbito da disciplina de Arquitetura Contemporânea do Curso de Arquitetura e Urbanismo da ... -
Estratégias de articulação entre o espaço público e o espaço privado: ensaio projetual no município da Serra - ES
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta um ensaio projetual de um complexo multifuncional proposto para o município da Serra no Espírito Santo, cuja proposta fundamenta-se na aplicação de estratégias de articulação entre espaço público e ...