Eixo 2 - O Lugar da Teoria, da Crítica e da História no Projeto: Recent submissions
Now showing items 21-36 of 36
-
Arquitetura e Arquitetura da Paisagem. Ensino do Projeto - Estratégias
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O objetivo do artigo consiste em refletir sobre as estratégias mais comuns ao ensino do projeto na arquitetura e arquitetura da paisagem, especialmente as ligadas às atividades práticas solicitadas em estúdio, que se ... -
Análise Comparativa Entre Apartamentos e Casas da Cidade de Londrina nas Décadas de 60 e 70: o Status de Morar nas Alturas
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A cidade de Londrina, localizada no norte do Paraná e colonizada por empresa de capital inglês que explorava as terras da região, passa nas décadas de 60 e 70 por um significante fenômeno de verticalização, época em que a ... -
A Interdisciplinaridade no Ensino de Projeto: a Proposta Pedagógica do Projeto Integrado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unp-mossoró
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a interdisciplinaridade e a integração no ensino de projeto de arquitetura através da análise critica da experiência vivenciada no Curso de Arquitetura ... -
A Inteligência Está La Fora: Notas Sobre o Design de Rua
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo pretende reconhecer a inteligência que está dispersa ao nosso redor, as boas soluções construtivas que aparecem nas iniciativas mais corriqueiras, ainda que expressa em materiais ou condições precárias, ultrapassando ... -
A Geometria Implícita nas Residências de Paulo Mendes da Rocha
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A identificação do uso de padrões geométricos para a configuração de obras de arquitetura pode auxiliar na compreensão de determinados métodos e repertórios empregados no processo de projeto. Este trabalho realiza analises ... -
(re) Visitando o Ensino de Vanguarda
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Apesar das críticas vinculadas ao ensino “modernista” da arquitetura, iniciadas na década de 1980, este artigo pretende revisitar a gênese desse ensino, para investigar um possível resgate de posturas que apontavam para ... -
Pela Arquitetura - Ela Mesma: em Toda Sua Complexidade Cultural, Expressiva, Técnica e Disciplinar
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este texto apresenta e discute os aportes conceituais e as experiências projetuais desenvolvidas na cadeira de Projeto I da Fau-Mackenzie; ministrada no primeiro semestre do curso de arquitetura. De início, são apresentados ... -
O Aparente Antagonismo Entre as Posturas Críticas e Póscríticas: Notas Sobre a Operatividade da Teoria em Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Do conjunto de debates teóricos recentes no campo da arquitetura e do urbanismo, destaca-se, nos últimos dez anos, certa tendência ao que se chamou de “pós-crítica” ou de “projetiva” em arquitetura, geralmente associada à ... -
Conceitos Humanizadores Aplicados ao Projeto de Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O projeto para uma escola infantil desencadeou-se a partir desta problemática: por que as escolas não oferecem espaços de qualidade eficientes à educação infantil? Como resposta, sugeriu-se que o edifício escolar, além de ... -
Arquitetura Moderna e Habitação na Visão de Hans Scharoun e Grupo Opbouw: Contribuiçoes para a Prática Habitacional Contemporânea
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Considerando o sentido e o alcance singular do tema da habitação para a arquitetura moderna e para o século XX, o artigo busca discutir a ideia de cidade dos anos 1950 com base na análise e na reinterpretação de propostas ... -
A Relação Pessoa-ambiente na Prática Escolar: Uma Análise de Behavior Settings em Ambientes de Educação Infantil
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O ambiente escolar atua como importante fomentador do desenvolvimento infantil. Contudo, para tornar esse ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades escolares é necessário um olhar atento sob as relações ... -
A Questão do Continente e Conteúdo no Projeto de Arquitetura Moderna: Análise da Configuração Espacial de Residências Unifamiliares dos Anos 1970 em João Pessoa – Pb
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Assumindo que invólucro (continente) e espaço (conteúdo) são duas dimensões distintas da arquitetura – ainda que indissociáveis e interdependentes -, o presente artigo discute os resultados de uma pesquisa de mestrado ... -
Análise Crítica da Obra de Egon Belz
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este trabalho apresenta um estudo sobre a vida e a obra de Egon Belz, com o objetivo de mostrar a importância deste para a história da arquitetura de Blumenau, registrar seu acervo e analisar algumas de suas obras. ... -
A Memória e as Referências Projetuais na Construção do Conhecimento em Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)As estratégias de concepção utilizadas pelos profissionais de arquitetura para dar início à construção de suas ideias e os processos projetuais envolvidos tem sido objeto de estudo de diferentes abordagens. Estar de frente ... -
A Maquete Física como Ferramenta na Exploração de Conceitos para Desenvolvimento da Forma em Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este artigo trata da dicotomia forma x função através da experimentação de novas ferramentas de auxílio ao projeto arquitetônico e apresenta resultados de uma pesquisa, desenvolvida no âmbito da Universidade do Vale do ... -
A Contribuição do Exercício de Análise Arquitetônica para a Construção do Conhecimento em Arquitetura: Uma Experiência Didática
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente artigo objetiva apresentar o exercício de análise arquitetônica desenvolvida na disciplina de Teoria e Estética da Arquitetura 1 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL. A prática acadêmica parte do ...