A Memória e as Referências Projetuais na Construção do Conhecimento em Arquitetura
Abstract
As estratégias de concepção utilizadas pelos profissionais de arquitetura para dar início à construção de suas ideias e os processos projetuais envolvidos tem sido objeto de estudo de diferentes abordagens. Estar de frente para uma “folha” em branco e ousar fazer o primeiro traço requer possuir alguma intenção prévia. Mas de onde um arquiteto pode trazer esta intenção, ou melhor, como pode construir alguma hipótese para ser capaz de, enfim, desenhar o primeiro traço de um novo projeto? Isto se coloca ainda mais em evidência quando pensamos os desafios do ensino de projeto e nos deparamos com um estudante de arquitetura que ainda não possui experiência ou um forte referencial teórico e prático de projetos prévios. Sugerimos neste trabalho um olhar mais atento aos processos cognitivos envolvidos na atividade de projeto, ainda anteriores ao primeiro esboço de uma ideia, ou seja, como um designer lida com a situação de projeto, com as informações recebidas e, principalmente, com as construções mentais que fazem uso de uma memória criativa e dos referenciais de projeto. Para tanto, abordaremos teorias de design methods, nos apoiando na ideia de geradores primários de Darke, nas formas de construção do conhecimento em design fornecidas por Lawson, Cross e Oxman e no conceito de reflexão-na-ação de Schön. A discussão aqui proposta pode auxiliar no desenvolvimento da pesquisa sobre as metodologias e os processos de concepção de projetos que sejam mais adequadas ao momento cultural e tecnológico que vivemos.