Browsing Eixo 2 - O Lugar da Teoria, da Crítica e da História no Projeto by Title
Now showing items 1-20 of 36
-
Análise Comparativa Entre Apartamentos e Casas da Cidade de Londrina nas Décadas de 60 e 70: o Status de Morar nas Alturas
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A cidade de Londrina, localizada no norte do Paraná e colonizada por empresa de capital inglês que explorava as terras da região, passa nas décadas de 60 e 70 por um significante fenômeno de verticalização, época em que a ... -
Análise Crítica da Obra de Egon Belz
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este trabalho apresenta um estudo sobre a vida e a obra de Egon Belz, com o objetivo de mostrar a importância deste para a história da arquitetura de Blumenau, registrar seu acervo e analisar algumas de suas obras. ... -
O Aparente Antagonismo Entre as Posturas Críticas e Póscríticas: Notas Sobre a Operatividade da Teoria em Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Do conjunto de debates teóricos recentes no campo da arquitetura e do urbanismo, destaca-se, nos últimos dez anos, certa tendência ao que se chamou de “pós-crítica” ou de “projetiva” em arquitetura, geralmente associada à ... -
Arquitetura e Arquitetura da Paisagem. Ensino do Projeto - Estratégias
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O objetivo do artigo consiste em refletir sobre as estratégias mais comuns ao ensino do projeto na arquitetura e arquitetura da paisagem, especialmente as ligadas às atividades práticas solicitadas em estúdio, que se ... -
Arquitetura Moderna e Habitação na Visão de Hans Scharoun e Grupo Opbouw: Contribuiçoes para a Prática Habitacional Contemporânea
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Considerando o sentido e o alcance singular do tema da habitação para a arquitetura moderna e para o século XX, o artigo busca discutir a ideia de cidade dos anos 1950 com base na análise e na reinterpretação de propostas ... -
Arquitetura Stricto Sensu Versus Justiça Lato Sensu - a Contribuição da Arquitetura para o Realizar Justiça no Brasil
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre os espaços destinados aos usuários visitantes nos edifícios do poder judiciário no Brasil. Parto da premissa que os edifícios são, sobretudo, objetos sociais. Como estudo de ... -
Ateliers de História da Arquitetura: de Desenhos e Modelos Descritivos a Desenhos e Modelos Analíticos
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este texto propõe uma reflexão dos resultados parciais alcançados pela pesquisa realizada nos marcos do PPGAU/UFPB, O habitar moderno e contemporâneo como objeto de reflexão das relações entre história e projeto através ... -
Conceitos Humanizadores Aplicados ao Projeto de Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O projeto para uma escola infantil desencadeou-se a partir desta problemática: por que as escolas não oferecem espaços de qualidade eficientes à educação infantil? Como resposta, sugeriu-se que o edifício escolar, além de ... -
Conjuntos Novos, Velhas Realidades: a Qualidade Habitacional na Cidade de João Pessoa-PB
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A melhoria da qualidade na habitação de interesse social tem sido uma meta amplamente discutida nos meios técnicos, políticos e sociais no Brasil. A busca por qualidade vem aumentando, devido à interação entre diversos ... -
A Contribuição do Exercício de Análise Arquitetônica para a Construção do Conhecimento em Arquitetura: Uma Experiência Didática
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente artigo objetiva apresentar o exercício de análise arquitetônica desenvolvida na disciplina de Teoria e Estética da Arquitetura 1 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL. A prática acadêmica parte do ... -
Corredores Verdes como Traços de Conexão Territorial. o Caso da Região Capital da Província de Buenos Aires.
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Operar o vácuo tem uma contribuição valiosa para a integração social e espacial. Os chamados Corredores Verdes (Vías Verdes1) tornam-se importantes a nível regional para aplicar a noção de verde como infra-estrutura, ... -
Duas Diferentes Concepções Arquitetônicas para Escola: Uma no Brasil, Outra na Holanda
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente artigo objetiva analisar dois projetos arquitetônicos bastante contrastantes entre si: o projeto para as escolas prototípicas fluminenses CIEPs, de Oscar Niemeyer (1982-1984) e o da Escola Montessori em Delft, ... -
Entre Celas e Cancelas: Descrevendo o Espaço do Sistema Penitenciário
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O objetivo principal deste artigo é descrever as relações ambiente-comportamento entre indivíduos presos e espaços de restrição de liberdade, evidenciando o diálogo existente entre este indivíduo e os componentes arquitetônicos, ... -
“ Excentricidade ” dos Pátios: Tipo e Espacialidade nas Obras de Rino Levi e Daniele Calabi
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo discute a relação entre tipologia e espacialidade, observando que edifícios com arranjos tipológicos diferentes podem desfrutar de uma mesma espacialidade, bem como edifícios com mesmo tipo podem não promover ... -
Experiências Urbanas nas Galerias de Copacabana
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este trabalho tem o objetivo de contribuir para a prática do projeto através de uma reflexão sobre o que pode revelar a análise de espaços arquitetônicos fora dos padrões convencionais. Analisa algumas galerias de loja ... -
A Geometria Implícita nas Residências de Paulo Mendes da Rocha
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A identificação do uso de padrões geométricos para a configuração de obras de arquitetura pode auxiliar na compreensão de determinados métodos e repertórios empregados no processo de projeto. Este trabalho realiza analises ... -
Integração Horizontal Através de Exercício Projetual: Canteiro Experimental e História da Técnica – Um Relato de Experiência
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo apresenta um exercício projetual desenvolvido nas disciplinas de Canteiro Experimental II e História da Técnica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul, cujo objetivo foi a ... -
A Inteligência Está La Fora: Notas Sobre o Design de Rua
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo pretende reconhecer a inteligência que está dispersa ao nosso redor, as boas soluções construtivas que aparecem nas iniciativas mais corriqueiras, ainda que expressa em materiais ou condições precárias, ultrapassando ... -
A Interdisciplinaridade no Ensino de Projeto: a Proposta Pedagógica do Projeto Integrado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unp-mossoró
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a interdisciplinaridade e a integração no ensino de projeto de arquitetura através da análise critica da experiência vivenciada no Curso de Arquitetura ... -
Interfaces Entre Experiências: Contribuições da Documentação e da Pesquisa para a Prática Projetual e para a Crítica da Arquitetura e do Urbanismo
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O objetivo deste trabalho é apresentar alguns resultados e desdobramentos de uma investigação sobre o Centro Histórico de São Paulo para a prática projetual, para a reflexão crítica e para o ensino. A pesquisa histórica e ...