“ Excentricidade ” dos Pátios: Tipo e Espacialidade nas Obras de Rino Levi e Daniele Calabi
Abstract
O artigo discute a relação entre tipologia e espacialidade, observando que edifícios com arranjos tipológicos diferentes podem desfrutar de uma mesma espacialidade, bem como edifícios com mesmo tipo podem não promover espacialidades similares. Entende-se por espacialidade a experiência que o espaço, através do movimento, promove em seu interior. Esta abordagem tem importância no ensino e na prática do projeto, já que é complementar ao enfoque tipológico convencional, depreendido da análise bidimensional do objeto. São analisadas doze casas-pátio projetadas pelo italiano Daniele Calabi e pelo brasileiro Rino Levi, pioneiros no uso desse esquema na arquitetura moderna brasileira. Ambos tiveram formação italiana e atuaram juntos em São Paulo entre 1939 e 1949. Apesar da aparente semelhança entre as casas, o trabalho sustenta a hipótese de que o que confere unidade ao conjunto não é o tipo-pátio, mas a espacialidade depreendida dele. Assim, o trabalho objetiva analisar comparativamente a tipologia e a espacialidade das casas-pátio de Calabi e Levi. Para tanto, é apresentada uma breve revisão bibliográfica sobre espacialidade e analisada, gráfica e textualmente, a tipologia bidimensional e a espacialidade das casas. Como conclusão, observa-se que não é o tipo-pátio, rigorosamente falando, que as unifica. O pátio para Calabi é um esquema tipológico e, para Levi, um elemento de composição. Apesar das diferenças dos partidos, a extroversão dos ambientes, principalmente das salas, remete a uma espacialidade comum. Contudo, observa-se que Levi estabelece “casas extrovertidas” e Calabi, “salas extrovertidas”, onde muitas vezes o pátio não cumpre o seu papel de “centro”.