Browsing Eixo 2 - O Lugar da Teoria, da Crítica e da História no Projeto by Issue Date
Now showing items 1-20 of 36
-
A Relação Pessoa-ambiente na Prática Escolar: Uma Análise de Behavior Settings em Ambientes de Educação Infantil
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O ambiente escolar atua como importante fomentador do desenvolvimento infantil. Contudo, para tornar esse ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades escolares é necessário um olhar atento sob as relações ... -
A Questão do Continente e Conteúdo no Projeto de Arquitetura Moderna: Análise da Configuração Espacial de Residências Unifamiliares dos Anos 1970 em João Pessoa – Pb
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Assumindo que invólucro (continente) e espaço (conteúdo) são duas dimensões distintas da arquitetura – ainda que indissociáveis e interdependentes -, o presente artigo discute os resultados de uma pesquisa de mestrado ... -
A Memória e as Referências Projetuais na Construção do Conhecimento em Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)As estratégias de concepção utilizadas pelos profissionais de arquitetura para dar início à construção de suas ideias e os processos projetuais envolvidos tem sido objeto de estudo de diferentes abordagens. Estar de frente ... -
A Maquete Física como Ferramenta na Exploração de Conceitos para Desenvolvimento da Forma em Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este artigo trata da dicotomia forma x função através da experimentação de novas ferramentas de auxílio ao projeto arquitetônico e apresenta resultados de uma pesquisa, desenvolvida no âmbito da Universidade do Vale do ... -
O Aparente Antagonismo Entre as Posturas Críticas e Póscríticas: Notas Sobre a Operatividade da Teoria em Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Do conjunto de debates teóricos recentes no campo da arquitetura e do urbanismo, destaca-se, nos últimos dez anos, certa tendência ao que se chamou de “pós-crítica” ou de “projetiva” em arquitetura, geralmente associada à ... -
Arquitetura Moderna e Habitação na Visão de Hans Scharoun e Grupo Opbouw: Contribuiçoes para a Prática Habitacional Contemporânea
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Considerando o sentido e o alcance singular do tema da habitação para a arquitetura moderna e para o século XX, o artigo busca discutir a ideia de cidade dos anos 1950 com base na análise e na reinterpretação de propostas ... -
Conceitos Humanizadores Aplicados ao Projeto de Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O projeto para uma escola infantil desencadeou-se a partir desta problemática: por que as escolas não oferecem espaços de qualidade eficientes à educação infantil? Como resposta, sugeriu-se que o edifício escolar, além de ... -
Análise Crítica da Obra de Egon Belz
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este trabalho apresenta um estudo sobre a vida e a obra de Egon Belz, com o objetivo de mostrar a importância deste para a história da arquitetura de Blumenau, registrar seu acervo e analisar algumas de suas obras. ... -
A Contribuição do Exercício de Análise Arquitetônica para a Construção do Conhecimento em Arquitetura: Uma Experiência Didática
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente artigo objetiva apresentar o exercício de análise arquitetônica desenvolvida na disciplina de Teoria e Estética da Arquitetura 1 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL. A prática acadêmica parte do ... -
Análise Comparativa Entre Apartamentos e Casas da Cidade de Londrina nas Décadas de 60 e 70: o Status de Morar nas Alturas
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A cidade de Londrina, localizada no norte do Paraná e colonizada por empresa de capital inglês que explorava as terras da região, passa nas décadas de 60 e 70 por um significante fenômeno de verticalização, época em que a ... -
Ateliers de História da Arquitetura: de Desenhos e Modelos Descritivos a Desenhos e Modelos Analíticos
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este texto propõe uma reflexão dos resultados parciais alcançados pela pesquisa realizada nos marcos do PPGAU/UFPB, O habitar moderno e contemporâneo como objeto de reflexão das relações entre história e projeto através ... -
A Interdisciplinaridade no Ensino de Projeto: a Proposta Pedagógica do Projeto Integrado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unp-mossoró
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a interdisciplinaridade e a integração no ensino de projeto de arquitetura através da análise critica da experiência vivenciada no Curso de Arquitetura ... -
(re) Visitando o Ensino de Vanguarda
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Apesar das críticas vinculadas ao ensino “modernista” da arquitetura, iniciadas na década de 1980, este artigo pretende revisitar a gênese desse ensino, para investigar um possível resgate de posturas que apontavam para ... -
A Inteligência Está La Fora: Notas Sobre o Design de Rua
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo pretende reconhecer a inteligência que está dispersa ao nosso redor, as boas soluções construtivas que aparecem nas iniciativas mais corriqueiras, ainda que expressa em materiais ou condições precárias, ultrapassando ... -
Pela Arquitetura - Ela Mesma: em Toda Sua Complexidade Cultural, Expressiva, Técnica e Disciplinar
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este texto apresenta e discute os aportes conceituais e as experiências projetuais desenvolvidas na cadeira de Projeto I da Fau-Mackenzie; ministrada no primeiro semestre do curso de arquitetura. De início, são apresentados ... -
Arquitetura e Arquitetura da Paisagem. Ensino do Projeto - Estratégias
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O objetivo do artigo consiste em refletir sobre as estratégias mais comuns ao ensino do projeto na arquitetura e arquitetura da paisagem, especialmente as ligadas às atividades práticas solicitadas em estúdio, que se ... -
Arquitetura Stricto Sensu Versus Justiça Lato Sensu - a Contribuição da Arquitetura para o Realizar Justiça no Brasil
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre os espaços destinados aos usuários visitantes nos edifícios do poder judiciário no Brasil. Parto da premissa que os edifícios são, sobretudo, objetos sociais. Como estudo de ... -
A Geometria Implícita nas Residências de Paulo Mendes da Rocha
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A identificação do uso de padrões geométricos para a configuração de obras de arquitetura pode auxiliar na compreensão de determinados métodos e repertórios empregados no processo de projeto. Este trabalho realiza analises ... -
Integração Horizontal Através de Exercício Projetual: Canteiro Experimental e História da Técnica – Um Relato de Experiência
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo apresenta um exercício projetual desenvolvido nas disciplinas de Canteiro Experimental II e História da Técnica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul, cujo objetivo foi a ... -
Conjuntos Novos, Velhas Realidades: a Qualidade Habitacional na Cidade de João Pessoa-PB
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A melhoria da qualidade na habitação de interesse social tem sido uma meta amplamente discutida nos meios técnicos, políticos e sociais no Brasil. A busca por qualidade vem aumentando, devido à interação entre diversos ...