Arquitetura e Arquitetura da Paisagem. Ensino do Projeto - Estratégias
Abstract
O objetivo do artigo consiste em refletir sobre as estratégias mais comuns ao ensino do projeto na arquitetura e arquitetura da paisagem, especialmente as ligadas às atividades práticas solicitadas em estúdio, que se traduzem nos recursos tradicionalmente ativados. Entre as estratégias que mais acompanham o ato de ensinar a projetar na arquitetura encontram-se os modos mimético, inovação, normativo e tipológico. Nestes procedimentos ou lógicas são nucleares as relações entre dedução e intuição e entre reflexão e invenção, onde se revela o vocabulário formal através do material, das tipologias e dos elementos e estruturas de humanização. À arquitetura da paisagem, dada a maior complexidade que lhe está associada, acrescem outras tantas estratégias, manifestados em componentes ligadas à história, ao significado e estrutura, à interdisciplinaridade e à reinterpretação. A reflexão finda com a defesa de uso conjunto de tais estratégias no ensino do projeto em ambas as arquiteturas, a acionar de modo mais isolado ou integrado, em função do momento do plano de estudo.