A Interdisciplinaridade no Ensino de Projeto: a Proposta Pedagógica do Projeto Integrado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unp-mossoró
Abstract
O presente artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a interdisciplinaridade e a integração no ensino de projeto de arquitetura através da análise critica da experiência vivenciada no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar de Mossoró. Para isto será realizada uma breve discussão sobre o ensino de projeto e o papel da interdisciplinaridade neste. A partir desta reflexão teórica, será analisada a prática do chamado “Projeto Interdisciplinar” na referida instituição. Detalharemos aqui a experiência específica do terceiro período do curso, em que uma das autoras participa como professora na primeira disciplina de Projeto de Arquitetura do referido curso. Finalizando, faz-se uma avaliação crítica da experiência, destacando desafios e lacunas a serem enfrentados, além dos pontos positivos do referido processo. É importante frisar que acreditamos na integração e a interdisciplinaridade como de extrema importância para a prática de ensino de projeto para que este alcance o seu objetivo de síntese de todos os conteúdos trabalhados no curso. Após a conclusão deste trabalho, algumas questões permanecem em aberto e, acredita-se, que a reflexão sobre elas são importantes também para que se chegue ao alcance de resultados consistentes na aplicação dos princípios de integração e interdisciplinaridade.