(re) Visitando o Ensino de Vanguarda
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Date
2013-11-01Author
Alquati, Paula
Gonsales, Célia Helena
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Apesar das críticas vinculadas ao ensino “modernista” da arquitetura, iniciadas na década de 1980, este artigo pretende revisitar a gênese desse ensino, para investigar um possível resgate de posturas que apontavam para caminhos mais ricos e complexos e que acabaram relegadas pelas escolas de arquitetura a partir dos anos 1950. O ensino preconizado pelas vanguardas modernas, em virtude da necessidade de renovação do repertório formal e expressivo disponível, chegou a países periféricos como o Brasil. Essa chegada se deu tanto partir de reformas institucionais, quanto através de personagens que protagonizaram o movimento moderno europeu, como Eugen Steinhof, influente professor europeu que atuou no sul do país, transportando métodos e práticas da vanguarda. Ao apresentar algumas renovações que ocorreram no ensino europeu, em especial na Bauhaus e na Escola de Artes e Ofícios de Viena, bem como no ensino no Brasil, este trabalho tenta estabelecer que algumas das estratégias utilizadas pelas vanguardas podem proporcionar redescobertas úteis ao ensino de arquitetura nos dias de hoje, tais como a investigação no aprendizado da representação, a ideia de um estudo analítico da historia e a consciência construtiva na concepção da forma.