Duas Diferentes Concepções Arquitetônicas para Escola: Uma no Brasil, Outra na Holanda
Abstract
O presente artigo objetiva analisar dois projetos arquitetônicos bastante contrastantes entre si: o projeto para as escolas prototípicas fluminenses CIEPs, de Oscar Niemeyer (1982-1984) e o da Escola Montessori em Delft, Holanda, elaborado por Herman Hertzberger (1960-1966). Confrontadas, tais concepções apresentam-se antagônicas em vários aspectos, principalmente no que diz respeito às suas respectivas ideologias político-pedagógicas. Tal ideário coloca-se neste trabalho como elemento norteador para as decisões projetuais dos arquitetos nos dois casos em questão. Para tanto, os processos de concepção arquitetônica de Niemeyer e de Hertzberger são observados de forma imbricada com as formulações ideológicas de outros personagens envolvidos na gênese político-pedagógica dos sistemas educativos de cada escola. Os subsídios para as análises dos dois projetos selecionados priorizam a observação de croquis, desenhos técnicos simplificados, vídeos, livros, discursos, além de trabalhos acadêmicos a respeito de ambos os arquitetos.