Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Giuliano
dc.contributor.authorJácome, Maria
dc.date.accessioned2021-08-05T02:20:31Z
dc.date.available2021-08-05T02:20:31Z
dc.date.issued2013-11-01
dc.identifier.isbn2237-5007
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/871
dc.descriptionArtigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo objetiva analisar dois projetos arquitetônicos bastante contrastantes entre si: o projeto para as escolas prototípicas fluminenses CIEPs, de Oscar Niemeyer (1982-1984) e o da Escola Montessori em Delft, Holanda, elaborado por Herman Hertzberger (1960-1966). Confrontadas, tais concepções apresentam-se antagônicas em vários aspectos, principalmente no que diz respeito às suas respectivas ideologias político-pedagógicas. Tal ideário coloca-se neste trabalho como elemento norteador para as decisões projetuais dos arquitetos nos dois casos em questão. Para tanto, os processos de concepção arquitetônica de Niemeyer e de Hertzberger são observados de forma imbricada com as formulações ideológicas de outros personagens envolvidos na gênese político-pedagógica dos sistemas educativos de cada escola. Os subsídios para as análises dos dois projetos selecionados priorizam a observação de croquis, desenhos técnicos simplificados, vídeos, livros, discursos, além de trabalhos acadêmicos a respeito de ambos os arquitetos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/FAU-UFBApt_BR
dc.subjectProjeto Escolarpt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectConcepção Arquitetônicapt_BR
dc.subjectOscar Niemeyerpt_BR
dc.subjectHerman Hertzbergerpt_BR
dc.titleDuas Diferentes Concepções Arquitetônicas para Escola: Uma no Brasil, Outra na Holandapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record