Browsing PROJETAR 2005 by Title
Now showing items 1-20 of 140
-
A Abordagem Morfológica da Arquitetura Aplicada Ao Desenho Urbano
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esse trabalho discute a metodologia adotada para o ensino de projeto de urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. A metodologia de análise inclui, além de aspectos de evolução ... -
Acessibilidade e Inclusão na Fundação Catarinense de Educação Especial
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)É direito de todo cidadão o acesso à educação, ao trabalho e ao lazer. Para criar as condições necessárias para a inclusão social é fundamental garantir acessibilidade espacial permitindo: acesso à informação, deslocamento ... -
O Aço e o Alumínio na Arquitetura Paraibana - 1990/2002
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esta comunicação faz parte de uma pesquisa sobre a arquitetura contemporânea de João Pessoa, que analisa o uso do metal, especialmente aço e alumínio, entre 1990 e 2002, período de significativo crescimento dessa utilização, ... -
Além da Linguagem, Além do Objeto: Ordem e Experimentação na Metodologia Projetual de Rem Koolhaas
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho trata da metodologia projetual do arquiteto holandês Rem Koolhaas. Discute uma posição arquitetônica que, ao invés de partir de premissas simbólicas ou estéticas, enfatiza a análise extensiva de cada situação ... -
Ambientes Totais para Ensino de Projeto Arquitetônico: Novos Paradigmas de Utilização da Informática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre o ensino do projeto de Arquitetura sob o viés da Informática, do presencial ao não presencial, desenvolvida a partir da compreensão teórica sobre o processo projetual, análise ... -
Ambiência Cotidiana como Formadora dos Lugares para o Lazer e o Turismo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho tem como objetivos conscientizar acerca da importância da manutenção / preservação de certas ambiências cotidianas como parte de nosso patrimônio cultural; de sua utilização como base turismológica para o ... -
Análises Gráficas da Composição Arquitetônica O Caso da Residência-Ateliê de Eduardo Sued
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho traz algumas considerações sobre a arquitetura da Residência-Ateliê de Eduardo Sued, projetada pelo arquiteto Luiz Paulo Conde, localizada no bairro de Jacarepaguá, cidade do Rio de Janeiro. Este projeto, ... -
Aonde Amarrei Meu Jegue?? Tecnologias de Informação no Ensino de Arquitetura, Apoio ou Confronto ao Papel do Professor?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho abrange reflexões sobre as dificuldades e possibilidades trazidas pelas Tecnologias de Informação (TI) ao cotidiano do ensino de Arquitetura. Traz discussões genéricas da área de Educação sobre as TIs e analisa ... -
Apo como Suporte para Projetos Uma Experiência Didática na Disciplina Avaliação Pós-ocupação– Faupucrs
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho é o resultado de uma experiência didática no 2º.semestre de 2002, na disciplina Avaliação Pós-Ocupação da Faculdade e Arquitetura e Urbanismo da PUCRS. O tema (terminal de ônibus) e o local pesquisado (Terminal ... -
APO e Projeto Arquitetônico: Influências e Interfaces
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este estudo traz uma reflexão acerca da Avaliação Pós-Ocupação (APO) e do Projeto Arquitetônico. Acreditamos que, apesar do grande número de APOs já realizadas, ainda é pequeno o número de profissionais que utilizam esta ... -
Architecture au Corps : Entre la Prothèse et le Parasite.
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)La conception gréco-romaine de l’isomorphisme était basée sur la représentation d’un corps canonique, préconstitué à la production de l’oeuvre d’art. Suite à l’abandon de la théorie classique, qui invoquait l’imitation des ... -
A Arquitetura como Produto da Memória
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)As artes em geral sempre mantiveram um estreito vínculo com as recordações geradas através da experiência humana, no sentido em que o produto oferecido pelo artista muitas vezes revela o caminho recorrido por este até a ... -
Arquitetura Contemporânea: Processando a Teoria Através da Prática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Entre as muitas indagações presentes no cenário da arquitetura contemporânea, constata-se o distanciamento existente entre a teoria, a reflexão crítica e a prática da arquitetura. Com a finalidade de transpô-lo, apresento ... -
Arquitetura e Cidade: Uma Experiência não Convencional no Projeto de Habitação Popular
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O texto visa relatar a experiência em ensino de projeto de arquitetura e urbanismo aplicada em Juiz de Fora. O tema ‘projeto de assentamento para população de baixa renda’ pretendeu romper com o convencional Conjunto ... -
Arquitetura e Mídia Digital II – Um Estudo Comparativo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Os exercícios de aprendizagem colaborativa à distância oferecem aos alunos de arquitetura uma oportunidade para confrontar novas idéias, expor opiniões, ouvir críticas e conhecer novas culturas de projeto em uma disciplina ... -
Arquitetura: os Planos de Proposta Criação, Representação e Informação
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho realiza uma reflexão sobre a importância dos modelos analógicos na projetação arquitetônica e de como são indispensáveis no processo criativo da arquitetura. Analisa os diferentes níveis nos quais a mensagem ... -
Aspectos Epistemológicos do Ensino de Arquitetura Saber, Poder e Subjetividade o Pensamento Pós-estruturalista e o Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Discursivamente o texto aborda três variáveis que afetam qualquer forma de pensar: Saber, Poder e Subjetividade. Utiliza um conjunto de conceitos e enunciados de pensadores pós-estruturalistas, a exemplo de Michel Foucault ... -
Ateliê Vertical de Projeto: Certezas e Descobertas no Processo de Implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente trabalho analisa o processo de construção do sistema de ATELIÊ VERTICAL de Projeto como a proposta didático-pedagógica estruturadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo que atualmente está em processo de implantação ... -
Ateliê: Abrindo Caminho para o Diálogo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este estudo aborda o ateliê como técnica de ensino, visando identificar as concepções do aluno e professor na vivência de tal técnica. As entrevistas, como método de abordagem, são caracterizadas como “conversas”, direcionadas ... -
A Avaliação como Instrumento da Didática do Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho trata de um elemento importante do processo didático: a avaliação, que pode assumir três diferentes modalidades e transformar-se numa grande ajuda na promoção de um ensino inclusivo e criativo do Planejamento ...