APO e Projeto Arquitetônico: Influências e Interfaces
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Date
2005-11-01Author
Souza, Fabiana
Zambrano, Letícia
Conde, Maurício
Nigri, Michelle
Uglione, Paula
Azevedo, Giselle
Rheingantz, Paulo Afonso
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Este estudo traz uma reflexão acerca da Avaliação Pós-Ocupação (APO) e do Projeto Arquitetônico. Acreditamos que, apesar do grande número de APOs já realizadas, ainda é pequeno o número de profissionais que utilizam esta metodologia de forma sistemática e interdisciplinar na sua prática profissional. Assim, este artigo tem por objetivo refletir e compartilhar a experiência da disciplina de Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído, no curso de Pós-graduação em Arquitetura do PROARQ/UFRJ, quando foi realizada uma APO na Creche Berta Lutz da FIOCRUZ, visando testar os conhecimentos adquiridos na disciplina e discutir a importância desta metodologia para o processo projetual. Como base teórica utilizamos os trabalhos de PREISER; ORNSTEIN, RHEINGANTZ, AZEVEDO, dentre outros, para questões referentes à APO e GOBBI, MÉREDIEU, SOUZA E SODRÉ para aspectos referentes a desenhos das crianças. Como instrumentos foram aplicados: walkthrough, entrevistas, questionários e atividades de desenho. Através dos resultados foi possível avaliar a qualidade dos espaços da creche e propor recomendações para futuras melhorias. Esta atividade nos possibilitou testar os instrumentos, analisar os dados obtidos, e visualizar as limitações de cada um deles. Foi possível ainda, a partir dessa vivência refletir sobre como tornar essa metodologia mais presente no processo projetual. Assim, trazemos neste artigo algumas sugestões para que a APO possa ser efetivada na prática profissional, estabelecendo uma melhor compreensão das relações usuário-ambiente, tendo em vista a consolidação de edifícios mais responsivos.