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dc.contributor.authorSouza, Fabiana
dc.contributor.authorZambrano, Letícia
dc.contributor.authorConde, Maurício
dc.contributor.authorNigri, Michelle
dc.contributor.authorUglione, Paula
dc.contributor.authorAzevedo, Giselle
dc.contributor.authorRheingantz, Paulo Afonso
dc.date.accessioned2021-08-01T19:54:11Z
dc.date.available2021-08-01T19:54:11Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/259
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo traz uma reflexão acerca da Avaliação Pós-Ocupação (APO) e do Projeto Arquitetônico. Acreditamos que, apesar do grande número de APOs já realizadas, ainda é pequeno o número de profissionais que utilizam esta metodologia de forma sistemática e interdisciplinar na sua prática profissional. Assim, este artigo tem por objetivo refletir e compartilhar a experiência da disciplina de Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído, no curso de Pós-graduação em Arquitetura do PROARQ/UFRJ, quando foi realizada uma APO na Creche Berta Lutz da FIOCRUZ, visando testar os conhecimentos adquiridos na disciplina e discutir a importância desta metodologia para o processo projetual. Como base teórica utilizamos os trabalhos de PREISER; ORNSTEIN, RHEINGANTZ, AZEVEDO, dentre outros, para questões referentes à APO e GOBBI, MÉREDIEU, SOUZA E SODRÉ para aspectos referentes a desenhos das crianças. Como instrumentos foram aplicados: walkthrough, entrevistas, questionários e atividades de desenho. Através dos resultados foi possível avaliar a qualidade dos espaços da creche e propor recomendações para futuras melhorias. Esta atividade nos possibilitou testar os instrumentos, analisar os dados obtidos, e visualizar as limitações de cada um deles. Foi possível ainda, a partir dessa vivência refletir sobre como tornar essa metodologia mais presente no processo projetual. Assim, trazemos neste artigo algumas sugestões para que a APO possa ser efetivada na prática profissional, estabelecendo uma melhor compreensão das relações usuário-ambiente, tendo em vista a consolidação de edifícios mais responsivos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.titleAPO e Projeto Arquitetônico: Influências e Interfacespt_BR
dc.typeArticlept_BR


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