Browsing Sessão 2 - Projeto como Campo de Pesquisa by Title
Now showing items 1-20 of 33
-
Acessibilidade e Inclusão na Fundação Catarinense de Educação Especial
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)É direito de todo cidadão o acesso à educação, ao trabalho e ao lazer. Para criar as condições necessárias para a inclusão social é fundamental garantir acessibilidade espacial permitindo: acesso à informação, deslocamento ... -
O Aço e o Alumínio na Arquitetura Paraibana - 1990/2002
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esta comunicação faz parte de uma pesquisa sobre a arquitetura contemporânea de João Pessoa, que analisa o uso do metal, especialmente aço e alumínio, entre 1990 e 2002, período de significativo crescimento dessa utilização, ... -
Além da Linguagem, Além do Objeto: Ordem e Experimentação na Metodologia Projetual de Rem Koolhaas
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho trata da metodologia projetual do arquiteto holandês Rem Koolhaas. Discute uma posição arquitetônica que, ao invés de partir de premissas simbólicas ou estéticas, enfatiza a análise extensiva de cada situação ... -
Apo como Suporte para Projetos Uma Experiência Didática na Disciplina Avaliação Pós-ocupação– Faupucrs
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho é o resultado de uma experiência didática no 2º.semestre de 2002, na disciplina Avaliação Pós-Ocupação da Faculdade e Arquitetura e Urbanismo da PUCRS. O tema (terminal de ônibus) e o local pesquisado (Terminal ... -
APO e Projeto Arquitetônico: Influências e Interfaces
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este estudo traz uma reflexão acerca da Avaliação Pós-Ocupação (APO) e do Projeto Arquitetônico. Acreditamos que, apesar do grande número de APOs já realizadas, ainda é pequeno o número de profissionais que utilizam esta ... -
Arquitetura Contemporânea: Processando a Teoria Através da Prática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Entre as muitas indagações presentes no cenário da arquitetura contemporânea, constata-se o distanciamento existente entre a teoria, a reflexão crítica e a prática da arquitetura. Com a finalidade de transpô-lo, apresento ... -
Arquitetura e Cidade: Uma Experiência não Convencional no Projeto de Habitação Popular
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O texto visa relatar a experiência em ensino de projeto de arquitetura e urbanismo aplicada em Juiz de Fora. O tema ‘projeto de assentamento para população de baixa renda’ pretendeu romper com o convencional Conjunto ... -
Aspectos Epistemológicos do Ensino de Arquitetura Saber, Poder e Subjetividade o Pensamento Pós-estruturalista e o Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Discursivamente o texto aborda três variáveis que afetam qualquer forma de pensar: Saber, Poder e Subjetividade. Utiliza um conjunto de conceitos e enunciados de pensadores pós-estruturalistas, a exemplo de Michel Foucault ... -
Capacitação de Projetistas de Habitação de Interesse Social (HIS): O Relato de uma Experiência
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)No oeste catarinense, lugar onde foi aplicada a experiência a ser relatada neste trabalho, a produção dos projetos de Habitação de Interesse Social (HIS) é realizada por engenheiros e arquitetos das prefeituras municipais, ... -
Capitalismo e Esquizofrenia. Gilles Deleuze, Félix Guattari e o Ensino de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Com o declínio das grandes narrativas, os rumos de nossa sociedade não se estabelecem frente a uma ordem hierárquica organizável ou legível – são formas inconclusas e cambiantes que moldam-se a cada novo momento por impulsos ... -
Contexto Social, Repertório e Projeto: Reflexões Conceituais e Estudo Empírico em Arquitetura Hospitalar
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)As relações entre arquitetura e contexto constituem questão teórica recorrente na literatura. De fato, é elementar reconhecer que a arquitetura responde a demandas da sociedade. Por outra parte, o repertório da arquitetura ... -
Contribuição dos Métodos de Investigação Qualitativos para a Abordagem Científica do Projeto de Arquitetura – Um Estudo de Caráter Social em Florianópolis/SC
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente artigo aborda, através dos métodos do Estudo de Caso e da Pesquisa Participante, a questão comportamental no tocante à concepção e linguagem projetual utilizada por autoconstrutores num loteamento popular situado ... -
Contribuições para o Projeto de Ambientes Destinados para a Educação Infantil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Verificamos um número crescente de ambientes destinados à Educação Infantil. Todavia grande parte destes estabelecimentos são adaptados ou instalados em edificações já existentes. Visando contribuir para projetos de avaliação ... -
Diretrizes Projetuais para Edificações Habitacionais de uma Ecovila na Região Semi-árida Nordestina
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A mudança das práticas construtivas e o aparecimento de alternativas tecnológicas sugerem que as diretrizes projetuais para as edificações residenciais na região semi-árida possam ser adaptadas ao novo cenário sócioeconômico. ... -
Do Resíduo à Figura: O Projeto do Espaço Público nas Periferias Cariocas
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esse estudo propõe uma reflexão sobre o caráter dos espaços públicos presentes nas periferias cariocas e o significado que seu projeto. Na base desta reflexão está a leitura, compartilhada pelo senso comum, da periferia ... -
El Ministerio de Educación Y Salud (1936-1945): Integración, Interacción Y Síntesis En La Dialéctica Del Proyecto Y Equipo de Trabajo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)En la historia y crítica de la arquitectura del siglo XX perdura el error de asumir los edificios paradigmáticos del Movimiento Moderno como obras cerradas, idenficadas por su unidad formal y espacial y su consecuente ... -
O Ensino de Projeto de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho aborda o ensino de projeto de arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora. Apresenta-se, inicialmente, o contexto ... -
Os Espaços como Categoria de Análise dos Projetos Pedagógicos: Qualificando os Metros Quadrados Das Instituições de Ensino Superior
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Examina-se a questão do planejamento dos espaços educativos universitários refletindo sobre a pouca importância atribuída aos seus efeitos no campo curricular. Concepções de educação condizentes com um projeto pedagógico ... -
Humanização do Edifício Hospitalar: Um tema em aberto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O conteúdo desse artigo se inscreve na sessão temática Projeto Como Campo de Pesquisa, do PROJETAR 2005, sendo parte do projeto de pesquisa do doutorado que estamos desenvolvendo no PROARQ sobre a relação entre os saberes, ... -
Humanização Hospitalar e Projeto: A Necessidade de um Conceito ou a Utilização de um Padrão Construtivo?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Considerando as contribuições do projeto arquitetônico para a humanização de hospitais, este artigo tem como objetivo discutir os alcances e limitações dessa temática no Brasil, levando-se em conta a dificuldade encontrada ...