Acessibilidade e Inclusão na Fundação Catarinense de Educação Especial
View/ Open
Date
2005-11-01Author
Brandão, Milena
Guimarães, Elom
Rigo, Walmir
Metadata
Show full item recordAbstract
É direito de todo cidadão o acesso à educação, ao trabalho e ao lazer. Para criar as condições necessárias para a inclusão social é fundamental garantir acessibilidade espacial permitindo: acesso à informação, deslocamento e uso de equipamentos com segurança e autonomia para todos usuários. Mesmo assegurada por lei, à acessibilidade espacial dificilmente é alcançada devido à falta de conhecimento sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiências desenvolvendo-se apenas soluções parciais. Apresentaremos neste artigo resultados da primeira etapa do projeto de pesquisa e extensão “Acessibilidade e Inclusão nas Instalações da FCEE”. Visando reverter este quadro através do aprofundamento dos problemas enfrentados por diversos grupos de pessoas com deficiência. Este projeto é desenvolvido pelo Grupo PET (Programa de Ensino Tutorial) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). A FCEE situa-se no município de São José, na grande Florianópolis, atendendo todo o estado de Santa Catarina e desenvolvendo atividades de ensino, reabilitação e pesquisa. A falta de acessibilidade espacial impede a plena inclusão de seus usuários dentro de seu espaço físico. Além de áreas de circulação externas com inúmeras barreiras para pessoas com restrições motoras, o espaço é de difícil compreensão e orientação para pessoas com restrições sensoriais e cognitivas. As edificações que constituem os diversos setores possuem tipologias arquitetônicas semelhantes e estão locadas no terreno de forma aleatória. O sistema de informação visual também é bastante precário.