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dc.contributor.authorBrandão, Milena
dc.contributor.authorGuimarães, Elom
dc.contributor.authorRigo, Walmir
dc.date.accessioned2021-08-01T19:50:41Z
dc.date.available2021-08-01T19:50:41Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/253
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractÉ direito de todo cidadão o acesso à educação, ao trabalho e ao lazer. Para criar as condições necessárias para a inclusão social é fundamental garantir acessibilidade espacial permitindo: acesso à informação, deslocamento e uso de equipamentos com segurança e autonomia para todos usuários. Mesmo assegurada por lei, à acessibilidade espacial dificilmente é alcançada devido à falta de conhecimento sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiências desenvolvendo-se apenas soluções parciais. Apresentaremos neste artigo resultados da primeira etapa do projeto de pesquisa e extensão “Acessibilidade e Inclusão nas Instalações da FCEE”. Visando reverter este quadro através do aprofundamento dos problemas enfrentados por diversos grupos de pessoas com deficiência. Este projeto é desenvolvido pelo Grupo PET (Programa de Ensino Tutorial) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). A FCEE situa-se no município de São José, na grande Florianópolis, atendendo todo o estado de Santa Catarina e desenvolvendo atividades de ensino, reabilitação e pesquisa. A falta de acessibilidade espacial impede a plena inclusão de seus usuários dentro de seu espaço físico. Além de áreas de circulação externas com inúmeras barreiras para pessoas com restrições motoras, o espaço é de difícil compreensão e orientação para pessoas com restrições sensoriais e cognitivas. As edificações que constituem os diversos setores possuem tipologias arquitetônicas semelhantes e estão locadas no terreno de forma aleatória. O sistema de informação visual também é bastante precário.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.titleAcessibilidade e Inclusão na Fundação Catarinense de Educação Especialpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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