Aspectos Epistemológicos do Ensino de Arquitetura Saber, Poder e Subjetividade o Pensamento Pós-estruturalista e o Projeto
Abstract
Discursivamente o texto aborda três variáveis que afetam qualquer forma de pensar: Saber, Poder e Subjetividade. Utiliza um conjunto de conceitos e enunciados de pensadores pós-estruturalistas, a exemplo de Michel Foucault e Gilles Deleuze/Félix Guattari, autores que contestam o pensamento estruturalista herdado da modernidade. Igualmente, aborda as três formas de pensar e criar: a Filosofia, a Ciência e a Arte, no sentido de estabelecer o lugar da arquitetura no universo fenomenológico/perceptivo da Arte, ao tempo em que reconhece que essas três formas de pensar e criar se entrelaçam à guisa de um sistema aberto, uma rede, fazendo do pensamento uma Heterogênese, sem predominância e identificação de uma das formas sobre as outras. As questões levantadas procuram caracterizar e justificar os pressupostos teóricos e práticas que, de regra, orientam o ensino da arquitetura e, especialmente, aquele das disciplinas de projeto, as quais, conjuntamente com as demais disciplinas ministradas na formação profissional, constituem uma "Máquina abstrata" de ensino de arquitetura, resultando de sobrecodificações de saberes, exercícios de poderes, os quais são afetados e afetam por processos de subjetivação, frente a irredutíveis relação nômade/sedentário. Para que ocorram mudanças, desterritorializações, fuga para uma nova territorialidade, pressupondo novas formas de pensar e de fazer arquitetura, torna-se necessário a presença de uma "Máquina de guerra" que não tem a guerra como objetivo, mas que se caracteriza por não se deixar sobrecodificar pelas relações de poderes dominantes, pois visa novos horizontes, um "devir" outro para o ensino da arquitetura.