Now showing items 741-760 of 1233

    • Sueños de Plaza 

      Valderrama, Ana; Piano, Georgina (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Em uma paisagem cultural o que conta não é só seu “objetividade” mas também o valor atribuído a sua configuração, o imaginário. Este valor é forzosamente cultural. As projeções com as que tornam se ricas, as analogias que ...
    • Subjetividade no Ensino de Arquitetura 

      Vieira, Marcos Sardá (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo explora a subjetividade da concepção arquitetônica dentro do processo de ensino e aprendizado em arquitetura e urbanismo. Com a intenção de vincular uma nova origem para a reflexão conceitual do projeto, este ...
    • Seis Propostas para Porto Alegre 

      Abreu Filho, Silvio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Na interface das atividades de pesquisa acadêmica e aplicada, ensino e prática de projetos relacionados à cidade, Seis Propostas relata uma experiência disciplinar integrada. Tese de Doutorado (2006) forneceu os conceitos, ...
    • Representações Espaciais na Concepção Arquitetônica 

      Perdigão, Ana; Bruna, Gilda (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Explora -se uma sistematização das representações espaciais envolvidas no processo de concepção arquitetônica. A tradicional representação geométrica é associada às representações topológica e pulsional, apoiadas em estudos ...
    • Representação e Teoria do Projeto: Reflexões Integradas Sobre a Geração e Controle da Forma Arquitetônica 

      Pires, Janice; Borda, Adriane; Gonsales, Célia Helena (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este estudo se insere no âmbito de investigação sobre o processo de ensino / aprendizagem de projeto de arquitetura, especificamente em estágios iniciais das práticas projetuais promovidas em um curso de arquitetura e ...
    • Reflexões Sobre Uma Certa Arquitetura o Projeto na Escola do Porto 

      Silveira, Leila Beatriz (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do ensino de projeto de arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – FAUP / OPorto. Existe uma evidente carga simbólica e pedagógica associada à Escola ...
    • Reflexão Sobre a Pedagogia Arquitetônica na Obra de Telésforo Cristófani 

      Araujo, Fanny; Lima, Ana Gabriela (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O trabalho arquitetônico de Telésforo Cristófani é amplo e variado. Graduado em 1952 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem suas obras publicadas a partir de 1957, quando o ...
    • Recuperação de Rios Urbanos: do Planejamento às Intervenções 

      Gorski, Maria; Alvim, Angélica (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A concepção e a implementação de projetos que visam a valorização dos rios no meio urbano tem assumido uma importância significativa. Intervenções em rios urbanos emergem, na contemporaneidade, com base em uma concepção ...
    • Real e Realização - em Favor da Experiência em Escala 1:1 

      Xavier, Denise (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Considerando uma experiência de ensino vivida ao longo de 8 anos, o presente artigo propõe uma reflexão sobre os contornos e eficácia de exercícios realizados em escala 1:1 vistos como estratégias pedagógicas dentro do ...
    • “Proyecto como Indagación: Pensar, Construir, Enseñar” 

      Bertolino, Monica (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Uno de los problemas que pueden enquistar el desarrollo del pensamiento arquitectónico y urbano, de una producción con sentido, es la separación de las esferas del pensamiento y la acción en términos generales, y más ...
    • Proposta de Requisitos de Avaliação para Disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo 

      Grigoletti, Giane (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Um dos problemas que se verifica na avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Ateliês de Projeto de Arquitetura e Urbanismo é o caráter subjetivo dos requisitos que devem ser satisfeitos pelos trabalhos dos alunos, ...
    • Proposição de Hipóteses de Estrutura Urbana a Partir da Habitação de Interesse Social: Notas Sobre Um Exercício Didático. 

      Souza, Gisela; Beloto, Gislaine (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O presente artigo apresenta reflexões sobre um exercício didático de intervenção na estrutura urbana a partir da temática da Habitação de Interesse Social proposto a alunos da disciplina “Projeto Urbano III”, do quarto ano ...
    • Projeto na Cidade Contemporânea Cidade Tradicional e Cidade Moderna: Contaminações1 

      Bem, José Paulo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este trabalho intenta apresentar uma experiência didática cujo produto final, o projeto do edifício, é desenvolvido como projeto urbano orientado na intenção de que seja construído investigando as relações entre arquitetura ...
    • Projeto e Metafísica 

      Brandão, Otavio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo propõe uma discussão acerca do valor da idéia tomada como operador em projeto de arquitetura. Para tanto, discute algumas diferenças costumeiramente pouco observadas entre, de um lado, pensar e discorrer acerca ...
    • Projeto e Desenho na Formação Acadêmica do Engenheiro de Produção: Despertando o Interesse dos Estudantes 

      Olmos, Susana (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O objetivo deste trabalho é analisar os resultados da abordagem didática por situações problemas para “ensinar projeto” na disciplina de Desenho Técnico do curso de Engenharia, Habilitação em Produção e Sistemas, da ...
    • Projeto É Construção | Uma Experiência de Ensino Utilizando Modelos Físicos. 

      Oliveira, Maria Cláudia (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo busca ilustrar uma experiência de ensino de projeto aplicada à disciplina do 2º. ano do curso de arquitetura (cuja temática é a habitação coletiva), que contempla o ato de projetar associado ao ato construtivo. ...
    • Projetar em Madeira 

      Mello, Roberto; Bittencourt, Rosa Maria (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A madeira é um dos materiais mais versáteis utilizados pela humanidade, e as edificações de madeira estão entre os mais belos edifícios construídos ao longo da história. Fatores culturais e ambientais fizeram com que a ...
    • Projetar como Investigação 

      Ribeiro, Alessandro; Carrilho, Marcos; Del Negro, Paulo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A pretexto de uma afirmação colhida ao acaso, segundo a qual no final do curso de arquitetura os alunos não sabem desenhar uma escada, este trabalho visa a discorrer sobre o que envolve o projeto deste componente arquitetônico. ...
    • Projetando Com Qualidade... do Ar 

      Carvalho, Luiz Ricardo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A arquitetura não apenas acompanha o processo de evolução da humanidade, como exprime de forma significativa os aspectos inerentes à cultura de cada civilização. A dinâmica dos processos sociais e produtivos tem conduzido ...
    • “Projectar-se” ou a Experiencia no Acto de Proyectar 

      Evangelia, Psegiannaki (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O presente artigo procura abordar o acto de projectar de um ponto de vista ligado ao conceito da experiência no ensino da arquitectura. Este conceito ajuda-nos a entender o labor de projectar como um proceso de transformaçao ...