Anais dos Seminários PROJETAR: Recent submissions
Now showing items 741-760 of 1233
-
Sueños de Plaza
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Em uma paisagem cultural o que conta não é só seu “objetividade” mas também o valor atribuído a sua configuração, o imaginário. Este valor é forzosamente cultural. As projeções com as que tornam se ricas, as analogias que ... -
Subjetividade no Ensino de Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo explora a subjetividade da concepção arquitetônica dentro do processo de ensino e aprendizado em arquitetura e urbanismo. Com a intenção de vincular uma nova origem para a reflexão conceitual do projeto, este ... -
Seis Propostas para Porto Alegre
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Na interface das atividades de pesquisa acadêmica e aplicada, ensino e prática de projetos relacionados à cidade, Seis Propostas relata uma experiência disciplinar integrada. Tese de Doutorado (2006) forneceu os conceitos, ... -
Representações Espaciais na Concepção Arquitetônica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Explora -se uma sistematização das representações espaciais envolvidas no processo de concepção arquitetônica. A tradicional representação geométrica é associada às representações topológica e pulsional, apoiadas em estudos ... -
Representação e Teoria do Projeto: Reflexões Integradas Sobre a Geração e Controle da Forma Arquitetônica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este estudo se insere no âmbito de investigação sobre o processo de ensino / aprendizagem de projeto de arquitetura, especificamente em estágios iniciais das práticas projetuais promovidas em um curso de arquitetura e ... -
Reflexões Sobre Uma Certa Arquitetura o Projeto na Escola do Porto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do ensino de projeto de arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – FAUP / OPorto. Existe uma evidente carga simbólica e pedagógica associada à Escola ... -
Reflexão Sobre a Pedagogia Arquitetônica na Obra de Telésforo Cristófani
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho arquitetônico de Telésforo Cristófani é amplo e variado. Graduado em 1952 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem suas obras publicadas a partir de 1957, quando o ... -
Recuperação de Rios Urbanos: do Planejamento às Intervenções
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A concepção e a implementação de projetos que visam a valorização dos rios no meio urbano tem assumido uma importância significativa. Intervenções em rios urbanos emergem, na contemporaneidade, com base em uma concepção ... -
Real e Realização - em Favor da Experiência em Escala 1:1
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Considerando uma experiência de ensino vivida ao longo de 8 anos, o presente artigo propõe uma reflexão sobre os contornos e eficácia de exercícios realizados em escala 1:1 vistos como estratégias pedagógicas dentro do ... -
“Proyecto como Indagación: Pensar, Construir, Enseñar”
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Uno de los problemas que pueden enquistar el desarrollo del pensamiento arquitectónico y urbano, de una producción con sentido, es la separación de las esferas del pensamiento y la acción en términos generales, y más ... -
Proposta de Requisitos de Avaliação para Disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Um dos problemas que se verifica na avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Ateliês de Projeto de Arquitetura e Urbanismo é o caráter subjetivo dos requisitos que devem ser satisfeitos pelos trabalhos dos alunos, ... -
Proposição de Hipóteses de Estrutura Urbana a Partir da Habitação de Interesse Social: Notas Sobre Um Exercício Didático.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente artigo apresenta reflexões sobre um exercício didático de intervenção na estrutura urbana a partir da temática da Habitação de Interesse Social proposto a alunos da disciplina “Projeto Urbano III”, do quarto ano ... -
Projeto na Cidade Contemporânea Cidade Tradicional e Cidade Moderna: Contaminações1
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho intenta apresentar uma experiência didática cujo produto final, o projeto do edifício, é desenvolvido como projeto urbano orientado na intenção de que seja construído investigando as relações entre arquitetura ... -
Projeto e Metafísica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo propõe uma discussão acerca do valor da idéia tomada como operador em projeto de arquitetura. Para tanto, discute algumas diferenças costumeiramente pouco observadas entre, de um lado, pensar e discorrer acerca ... -
Projeto e Desenho na Formação Acadêmica do Engenheiro de Produção: Despertando o Interesse dos Estudantes
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O objetivo deste trabalho é analisar os resultados da abordagem didática por situações problemas para “ensinar projeto” na disciplina de Desenho Técnico do curso de Engenharia, Habilitação em Produção e Sistemas, da ... -
Projeto É Construção | Uma Experiência de Ensino Utilizando Modelos Físicos.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo busca ilustrar uma experiência de ensino de projeto aplicada à disciplina do 2º. ano do curso de arquitetura (cuja temática é a habitação coletiva), que contempla o ato de projetar associado ao ato construtivo. ... -
Projetar em Madeira
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A madeira é um dos materiais mais versáteis utilizados pela humanidade, e as edificações de madeira estão entre os mais belos edifícios construídos ao longo da história. Fatores culturais e ambientais fizeram com que a ... -
Projetar como Investigação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A pretexto de uma afirmação colhida ao acaso, segundo a qual no final do curso de arquitetura os alunos não sabem desenhar uma escada, este trabalho visa a discorrer sobre o que envolve o projeto deste componente arquitetônico. ... -
Projetando Com Qualidade... do Ar
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A arquitetura não apenas acompanha o processo de evolução da humanidade, como exprime de forma significativa os aspectos inerentes à cultura de cada civilização. A dinâmica dos processos sociais e produtivos tem conduzido ... -
“Projectar-se” ou a Experiencia no Acto de Proyectar
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente artigo procura abordar o acto de projectar de um ponto de vista ligado ao conceito da experiência no ensino da arquitectura. Este conceito ajuda-nos a entender o labor de projectar como um proceso de transformaçao ...