Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 941-960 of 1506
-
A Contribuição dos Aplicativos Bim às Novas Práticas de Projeto de Edificações Com Base nas Teorias Contemporâneas de Ensino
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Várias pesquisas sinalizam problemas no tradicional processo linear de ensino e de prática de projeto de edificação, decorrentes, dentre outras questões, de falhas na comunicação gráfica entre profissionais parceiros. ... -
A Construção de Idéias Modelagem Tridimensional no Ensino da Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Neste estudo, discutimos a aplicação da modelagem física como um meio de aprimorar o entendimento da tridimensionalidade e estimular o processo criativo. Modelagem, entendida como um produto que contribui para a ampliação ... -
Acessibilidade Espacial e Processo Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Projetar de forma acessível ainda é um grande desafio para arquitetos e urbanistas, pois demanda conhecimento técnico sobre as necessidades espaciais dos usuários e as barreiras que as pessoas enfrentam nos ambientes. Sendo ... -
A Caixa de Luz - Uma Abordagem Metodológica de como Projetar o Espaço
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A formação do arquiteto ocorre em diversos âmbitos, porém, por tradição, ela fundamenta-se no contexto disciplinar do ateliê de projeto. Através da realização de projetos para situações hipotéticas, previamente determinadas ... -
A Busca por uma Metodologia de Ensino para Projetos Arquitetônicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O texto que ora se apresenta pretende contribuir com as discussões voltadas para questionamentos referentes à metodologia do ensino de projeto arquitetônico em cursos de graduação em Arquitetura, buscando discutir com os ... -
A Avaliação da Representação Gráfica Das Soluções Projetuais Arquitetônicas no Âmbito Acadêmico: Teoria, Método, Análise e Crítica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho apresenta uma proposta de avaliação da representação gráfica das soluções projetuais no âmbito do ensino de Arquitetura e Urbanismo. Na primeira parte discute-se uma possível “teoria da excelência” que seja ... -
A Arquitetura Que Pulsa: a Experiência do Corpo na Tarefa de Projetar
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A proposta parte da idéia de ligar o ato de projetar à esfera da experiência. Compreendendo que o projeto tem como objetivo realizar arquiteturas e que estas abrigam corpos, buscou-se desenvolver um percurso metodológico ... -
A Arquitetura como Procedimento e o Diagrama como Seu Instrumento de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo parte da discussão promovida pelo arquiteto Federico Soriano em seu livro 100 Hiperminimos. Segundo Soriano, o projeto não deve ser entendido como processo, mas sim como procedimento. A partir desse debate, ... -
A Análise Morfológica como Fundamento Teórico para o Projeto Urbano: Relato de Uma Experiência Pedagógica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo trata da aplicação da morfologia urbana como fundamento teórico e instrumento de análise do espaço urbano no desenvolvimento do projeto de intervenção urbanística da disciplina Projeto VI do Curso de Arquitetura ... -
24 Propostas para Uma Diferente Aproximação ao Ensino do Projeto de Arquitetura Paisagista
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A especificidade do conteúdo humanista, artístico e técnico da arquitetura paisagista e a sua abrangência provocam, à semelhança do que acontece na arquitetura, formas distintas de pensar e realizar a formação superior em ... -
Uma Experiência de Síntese no Ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Objetivamos comunicar/divulgar uma experiência acadêmica desenvolvida no sentido de sintetizar conhecimentos que são repartidos por uma necessidade didática, mas que precisam ser reintegrados na mente dos estudantes, ... -
Tiro de Guerra de Santo André: Leituras de um edifício
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho consiste na leitura de um edifício de uso militar, o “Tiro de Guerra 02- 072” construído no município de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, utilizando como método de trabalho a pesquisa em ... -
Sobre Discurso e Projeto: Uma Análise Comparativa entre Desempenho Desejado e Propriedades Espaciais em Projetos Apresentados como Trabalhos Finais de Graduação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo investiga a coerência entre intenção projetual e desempenho de projetos através da aplicação de técnicas de análise sintática do espaço, a fim de verificar se qualidades espaciais e padrões de uso requeridos ... -
Reurbanização de Favelas - Taboão da Serra
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho em questão abordará um modelo de Reurbanização de Favelas que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Taboão da Serra através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMUDUH). Será apresentado ... -
Prototipagem Rápida como Ferramenta de Projeto e Ensino de Arquitetura: Estudo em Laboratórios Europeus
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)As novas tecnologias têm modificado a forma de se ensinar projeto. O mercado exige profissionais que trabalhem com ferramentas de projeto complexas a fim de responder à complexidade dos novos edifícios, para tanto, a ... -
O Papel da Arquitetura Contemporânea: (Re)Significação do Lugar Estudos Projetuais de Intervenções na Operação Urbana - Diagonal Sul (MOOCA / IPIRANGA)
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho aborda as contradições do processo urbano que a cidade de São Paulo gera, proporcionando um grande questionamento e, consequentemente, uma discussão sobre a criação arquitetônica. A contradição presente no ... -
Morar em João Pessoa: Um Olhar sobre os Projetos de Antônio Cláudio Massa e Ernani Henrique Júnior para Residências Unifamiliares Contemporâneas
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho enfoca a análise da contribuição dos arquitetos Antônio Cláudio Massa & Ernani Henrique Júnior à produção arquitetônica contemporânea da cidade de João Pessoa. O universo analisado é constituído de quatro ... -
Enxertos Arquitetônicos
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Enxertos Arquitetônicos é um jardim de interferências sintéticas e enxertos protéticos. Localizado em uma casa em Nova Lima (MG), ele é composto de elementos verdes que trabalham como corpos para “os dispositivos protéticos” ... -
DIBUJAR-PROYECTAR en la Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid. Una Experiencia Docente innovadora
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Durante vários anos na Escola de Arquitectura de Madrid, houve grande preocupação com o ensino de desenho, de uma educação relacionada com pensamento, de desenvolvimento e de comunicação "vontade" arquitectura. Nos ... -
Começando pelas Operações Concretas: Uma proposta de trabalho com alunos iniciantes em cursos de Arquitetura e Urbanismo
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A fim de incentivar o uso do desenho como linguagem, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal xxx (CAU-UFxx ref. omitida) tem investido na ampliação do contato dos alunos do primeiro ano com esse modo de ...