Começando pelas Operações Concretas: Uma proposta de trabalho com alunos iniciantes em cursos de Arquitetura e Urbanismo
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Date
2009-10-01Author
Elali, Gleice Azambuja
Borba, Adriana Carla
Damasceno, Jefferson
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A fim de incentivar o uso do desenho como linguagem, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal xxx (CAU-UFxx ref. omitida) tem investido na ampliação do contato dos alunos do primeiro ano com esse modo de expressão. A estratégia utilizada envolve várias disciplinas, dentre as quais “Espaço e Forma I e II” (EF1 e EF2), matérias que iniciam a cadeia de projetação arquitetônica. Com carga horária de 60 horas-aula, a ementa da disciplina EF1 remete à discussão das relações forma-significado, buscando sensibilizar o estudante para a importância do estudo da forma na definição do objeto arquitetônico. As atividades propostas são preparatórias e de cunho experimental, apoiando-se em discussões teóricas que introduzem conceitos essenciais à projetação e em exercícios semanais em atelier. Esses exercícios são realizados em três etapas: confecção intuitiva de objetos arquitetônicos usando material de sucata; observação cuidadosa desses objetos; elaboração de croquis para documentação gráfica bi e tridimensional do objeto criado. Durante o processo os objetos são fotografados digitalmente na posição desenhada, sendo tais imagens usadas para auxiliar na correção da tarefa. O trabalho com objetos concretos “construídos e documentados” durante as aulas tem demonstrado: (i) facilitar a compreensão de conceitos básicos para a atividade do projetista; (ii) diminuir a ansiedade dos calouros com relação à tentar “criar” algo que lhes pareça pertencer ao campo da arquitetura; (iii) reconhecer/corrigir erros; (iv) reduzir suas inibições com relação à elaboração de desenhos perfeitos. Como cognitivamente essa estratégia está mais ligada ao estágio operacional-concreto do que ao operacional-formal, ela representa um rápido retorno dos participantes a uma etapa de desenvolvimento anterior à atual, possibilitando que sua capacidade de apreensão conceitual e expressão gráfica evoluam com rapidez.