Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 921-940 of 1506
-
A Reprodução Urbana Conservadora e a Cidade Ensinada nas Fau’s
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O objetivo deste artigo é explorar criticamente a cidade e propor uma forma de avaliação pedagógica do ensino das FAU’s no intuito de aprofundar sua relação com a transformação da produção do espaço urbano contemporâneo, ... -
A Razão de Ser do Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O projeto arquitetônico é entendido, muitas vezes, como resultante da inspiração do projetista ou como uma simples resposta técnica ao problema projetual apresentado. Visto sob o enfoque da sua qualidade técnica, econômica, ... -
Aquisição de Repertório Geométrico a Partir de Processos de Modelagem de Obras de Candela e Calatrava
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Aprender arquitetura a partir da análise de casos de projeto é uma prática estabelecida no contexto de escolas de arquitetura. Representar graficamente obras exemplares promove ainda mais a apreensão da forma, considerando-se ... -
Aprendendo Com os Baupiloten e Pensando o Ensino de Projeto da Fau/urfj
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo analisa a metodologia do ensino de projeto de arquitetura do grupo “Die Baupiloten”, de Berlim, composto por estudantes e arquitetos que elaboram e realizam projetos de reformas de ambientes escolares. O projeto ... -
A Paisagem e a Intervenção em Sítios Históricos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A paisagem como elemento permanente na intervenção arquitetônica e a consideração desta como parte integrante das questões projetuais é a premissa para o desenvolvimento deste artigo que trata da interligação de duas ... -
Antropofagia no Ensino Introdutório de Projeto Duas Décadas de Experiência
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse artigo discute a experiência de ensino do Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica (Lagear). As pesquisas do laboratório tem dado suporte a disciplinas introdutórias de projetos no primeiro período do ... -
Análise de Projetos Residenciais Não Construídos de Vilanova Artigas: a Interpretação da Concepção de Espaços a Partir de Modelos Físicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo tem como objetivo investigar alguns exemplares dos projetos residenciais não construídos do arquiteto Vilanova Artigas. A concepção formal e espacial desses projetos é analisada a partir do uso de modelos físicos ... -
Análise de Projetos como Ferramenta Didática no Ensino de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O objetivo deste texto é discutir a relevância do estudo de projetos de arquitetura para a habilidade de projetar, em geral, e para o ensino de projeto, em particular. São duas as perguntas que pretendemos debater: em que ... -
Análise de Ferramentas de Avaliação de Projetos de Edificações Escolares do Estado de São Paulo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Estudos sobre o processo de projeto da FDE mostraram que os profissionais necessitam de apoio, especialmente para a verificação de projetos ainda em desenvolvimento. Este trabalho tem o objetivo de analisar ferramentas de ... -
Análise da Funcionalidade em Habitação Compacta em Florianópolis
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho realiza caracterização e análise de funcionalidade de uma habitação compacta com espaços internos integrados e dimensões reduzidas, localizada na região metropolitana de Florianópolis/SC. A análise requer a ... -
Análise Crítica da Obra do Arquiteto Eric Owen Moss
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Significant changes have emerged in the ways architectural space in some of the work from the '90s. These, linked to the emergence of new dominant ways of "building" the idea of actually transforming the architectural ... -
Análise Ambiental de Estratégias Projetuais Um Elo Entre Ciência Ambiental e Estética
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Apesar do reconhecimento da importância da incorporação do tema ambiental na prática projetual, gerando uma arquitetura mais respeitosa ao ambiente, confortável e eficiente energeticamente, segue persistindo no Brasil um ... -
A Modelagem Física como Processo de Investigação de Estruturas Recíprocas. Estudo de Caso: Projeto de Uma Cooperativa de Costura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente trabalho descreve a importância da conexão entre teoria e prática como metodologia de projeto no desenvolvimento do Trabalho Final de Graduação, principalmente sobre assuntos com pouca difusão nas escolas de ... -
A Maquete como Croqui: Uma Experiência Didática de Utilização de Modelos Reduzidos como Meio para Manipulação Das Primeiras Idéias
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Apresenta a experiência didática da utilização de modelos reduzidos como meio para a apresentação e manipulação das primeiras idéias obtidas por alunos da disciplina de Projeto do Ambiente Construído I. Discute as ... -
Além da Arquitetura: Experimentação na Metodologia Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo discute uma posição arquitetônica e restringe-se em aprofundar a questão de como a ideia pode surgir de outras formas de expressão como o cotidiano, as artes plásticas e o cinema, constituindo assim um importante ... -
A Invenção do Espaço Ausente
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A Invenção do Espaço Ausente intitula uma longa pesquisa que pretendeu experimentar outro modo de concepção do espaço construído a partir de um método de projeto livre das amarras do racionalismo e pragmatismo. O trabalho ... -
A Idéia de Inovação na Produção Arquitetônica: Linguagens e Sistemas de Gestão
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta características significativas e tendências contemporâneas do processo de produção da arquitetura, relacionando transformação de gestão e atualização de linguagem arquitetônica. O movimento de atualização ... -
A Fotografia como Suporte Didático no Desenvolvimento de Projetos Arquitetônicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente artigo visa descrever utilização da linguagem fotográfica como um método de inovação na prática pedagógica. Trabalhar as imagens fotográficas em sala de aula é com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem ... -
A Flexibilidade no Espaço Escolar: Variações Sobre a Compreensão do Tema e da Prática Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A noção de flexibilidade é tema recorrente nas bibliografias e manuais a respeito do espaço escolar, mas uma leitura detida sobre estas referências aponta uma grande variedade de entendimentos sobre este conceito. Nestes ... -
A Experiência do Desenvolvimento do Processo Projetual no Primeiro Semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O trabalho apresenta as estratégias didático-metodológicas utilizadas para o desenvolvimento do processo projetual do aluno recém ingresso no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, mais ...